Batista do Pilar expõe textos poéticos na Biblioteca Pública

Exposição de textos poéticos será aberta nesta quinta-feira (03), no hall do 2º andar da Biblioteca Pública do Paraná. A mostra reúne poesias do livro "A nona cartada", do poeta João Antônio Batista do Pilar, com ilustrações da artista plástica Rita Brant. Publicada pela Imprensa Oficial no ano passado, a obra está com a edição esgotada. Os trabalhos ficam em cartaz até o próximo dia 16.

Batista de Pilar, que é autor de seis livros, nasceu em Dois Vizinhos, no Paraná, mas passou a infância e adolescência na cidade de Palma Sola, em Santa Catarina, quando começou a se interessar por poesia. Chegando em Curitiba em 1979 não conseguiu trabalho, virou catador de papel e dormiu nos bancos das praças. Depois trabalhou como garçom. No início dos anos 80, mantinha uma barraca de poesia na Feira de Artesanato.

"Foi na Biblioteca Pública que adquiri cultura literária, resultando em poemas que vão do romantismo às denúncias de injustiça social", conta o poeta. Participou também da Feira do Poeta, Casa do Poeta do Paraná e da Tribuna Artística Livre. Colaborou em jornais do Paraná, Santa Catarina, Rio  Grande do Sul, São Paulo e Bahia.

Tem parcerias com diversos músicos, como Ronald Magalhães e Sidail César, por exemplo. Com ele tem gravado o CD "Sidail César no Cine Marabá". Também estampa poemas em camisetas que vende na Feira do Largo da Ordem. Além disso, Batista do Pilar assina o prefácio e tem três poesias na Agenda Arte que será lançado nesta segunda-feira (07), no Teatro da Caixa.

Batista do Pilar se autodefine como exímio vendedor de sua arte: "Crio e passo minha criação para o papel. Batalho para imprimí-la e divulgá-la. Sou um ator porque a exponho".

Serviço
Exposição: Poesia – A nona cartada – Textos poéticos de Batista do Pilar
Data: 3 a 16 de novembro
Local: Hall do 2º andar da Biblioteca Pública do Paraná – Rua Cândido
Lopes, 133

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo