Ai, está chegando o verão, gemem tanto os vaidosos quanto os obesos, pois dia quente pede corpos ao vento e, segundo ditames estéticos das passarelas de moda, magro “is beautiful”.
No entanto, quando gordura é quase doença, há que se valer de ajuda. Dois livros atuais podem ser de serventia.
A empresária Lucília Diniz, do grupo Pão de Açúcar, deixou de desfrutar de todas as gôndolas do supermercado. Ela, que pesava mais de cem quilos, ostenta hoje uma silhueta invejável e revela sua vitória na batalha contra a obesidade em O Prazer de Viver Light, livro já em segunda edição.
Sua reestruturação alimentar foi batizada por método Goodlight consistindo num “modo harmonioso de cuidar do corpo e uma nova postura de pensamento”. Em visita recente a Curitiba, Lucília Diniz revelou que tem uma esteira ao lado da casa com um par de tênis sempre à disposição. Pois o exercício é fundamental, ao lado de abrir mão da quantidade pela qualidade dos alimentos. E no Pão de Açúcar já se encontra a linha Goodlight.
Mas a lição máxima da empresária é esta: “Nada de fanatismo ou busca exagerada pelo corpo perfeito”.
Os homens gorduchos também temem o verão, pois a ditadura do corpo não exime ninguém. E aí surge Sérgio Bustamante com o livro O Preço de Ser Magro (Glitter Editora). Famoso por ter emagrecido graças a uma aposta, ele conta sua história de força de vontade e muita determinação, que mostra momentos de alegria e amargura da vida do ex-gordo, que emagreceu 102 quilos em apenas 11 meses, e que conseguiu manter-se magro. “Meu objetivo com este livro é mostrar a todos os obesos que é possível emagrecer e se livrar das barreiras e preconceitos da sociedade”.
Bustamente apresenta sua dieta (com sugestões de cardápios, receitas e tabela de calorias) e, passo a passo, o que sofreu para manter-se magro, sua força de vontade e fé na vida. O leitor vai se surpreender com as histórias, as sete cirurgias, as fotos do antes e do depois e vai se emocionar com o relato fiel do sofrimento de um obeso.