Batalha pelo Oscar entra na reta final

A batalha para ganhar as estatuetas dos prêmios Oscar na cerimônia de 23 de março de 2003 já entrou em sua reta final, com grandes campanhas publicitárias nos Estados Unidos.

A tendência da Academia de ter “memória curta”, esquecendo os filmes exibidos na primeira parte do ano, pode prejudicar alguns filmes considerados “pesos pesados”.

Os produtores de “Road to perdition”, um filme potencialmente em grau de receber algumas candidaturas, consideram que a produção está muito exposta a esse perigo. A dramática história de gângster, com Paul Newman e Tom Hanks como protagonistas, estreou nos Estados Unidos há alguns meses e pode sofrer o efeito “memória curta”.

O filme de Sam Mendes (já vencedor de alguns Oscar com “American Beauty”) terá reestréia no final do ano com uma intensa campanha publicitária, com a esperança de levar os dois atores a uma dupla candidatura, acompanhada por uma nova postulação para o diretor Mendes e também outra para melhor filme.

O final do ano cinematográfico americano foi reservado também para a estréia do aclamado “Far from heaven” (com Julianne Moore como grande favorita para ganhar o Oscar de melhor atriz) e para o segundo episódio da saga de J.R. Tolkien, “Lord of the rings: the two towers”, que espera ter a mesma sorte do primeiro filme.

Entre as campanhas publicitárias mais ativas na corrida do Oscar está a produtora cinematográfica Miramax. A companhia de Harvey Weinstein terá neste ano quatro filmes para apoiar no período crucial de fim de temporada, um excesso de produtos que pode ser contraproducente.

Além de “Pinóquio”, do italiano Roberto Benigni (que estreará nos Estados Unidos, dublado em inglês, no dia de Natal e com uma forte campanha promocional do MacDonald?s), a Miramax poderá contar com outros três filmes de luxo: o tão esperado “Gangs of New York” de Martin Scorsese (que estreará em 20 de dezembro nos cinemas americanos), a comédia musical “Chicago” (com Renee Zellweger e Richard Gere) e a estréia de George Clooney como diretor em “Confessions of a dangerous mind”.

Se a Academia não foi muito de levar em conta nos últimos anos os filmes musicais, a Miramax parece querer apostar suas fichas em “Chicago” (que produziu completamente) enquanto os comentários no ambiente cinematográfico pedem que Weinstein se empenhe pelo filme de Scorsese (onde o formidável Daniel Day-Lewis, no papel de um gângster, pode ganhar uma estatueta).

Novo filme de Steven Spielberg também é forte candidato

Na reta final para o Oscar estarão também o novo filme de Steven Spielberg, “Catch me if you can” (com Leonardo Di Caprio e Tom Hanks), e o dramático “About Schmidt” (com grande interpretação de Jack Nicholson).

Na batalha pelas estatuetas pode juntar-se o surpreendente “My big fat Greek wedding”, que desde abril se encontra no ranking dos 10 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos (US$ 200 milhões).

A Academia não parece gostar muito de premiar filmes cômicos, mas a fascinação pela divertida história familiar pode, depois de haver conquistado os Estados Unidos, contagiar também o júri dos Oscar.

As indicações para a premiação serão anunciadas pela Academia em 11 de fevereiro, enquanto a cerimônia, que terá como apresentador Steve Martin, acontecerá em 23 de março de 2003.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo