A Caixa Cultural Curitiba apresenta de sexta (4) a domingo (6) a peça “Bartleby”, adaptação do conto clássico homônimo do escritor americano Herman Melville (autor, entre outros, do romance de aventuras Moby Dick). José Sanchis Sinisterra, um dos maiores expoentes da dramaturgia espanhola contemporânea, assina a adaptação, que foi traduzida por Vadim Nikitin e conta com a direção de Joaquim Goulart e produção de Cácia Goulart.
Escrito em 1853, o livro de Herman Melville traça uma irônica análise da natureza humana. Personagem enigmático, Bartleby é um jovem escriturário judicial representante da rotina burocrática e cartorial do mundo do trabalho. A obra foi publicada originalmente de forma anônima numa revista em 1853.
Bartleby é um homem que não tem particularidade nenhuma: um homem qualquer, sem essência, que se recusa a fixar-se em alguma personalidade estável. É o homem das grandes cidades, da impessoalidade e que, no entanto, pretende descobrir uma moral nova para um novo homem, ainda que no nada de sua existência.
Começa recusando tudo e qualquer coisa, para justamente começar alguma outra. É exemplar que justamente um homem imóvel, petrificado, ponha tudo a correr e desencadeie uma mudança nas linguagens, nos lugares, nas funções, nos hábitos: Bartleby não se opõe às amáveis investidas de seu chefe, o Advogado, mas com sua célebre frase “Prefiro não”, resiste às ordens de seu patrão e desperta uma sucessão tragicômica de acontecimentos. Contra essa cortês e inexplicável resistência pacífica do escriturário estilhaça-se todo o sistema de normas, valores e referências de seu superior.
Com duas indicações ao Prêmio Shell 2008 (melhor atriz para Cácia Goulart e melhor cenário para André Cortez), “Bartleby” estreou em 2008 no Teatro de Câmara da Unidade Provisória do SESC Avenida Paulista, onde cumpriu duas temporadas de sucesso de crítica e público. “Bartleby” também apresentou temporada no Teatro Imprensa e no Complexo Cultural Funarte/SP
Serviço:
Peça: “Bartleby”
Local: Teatro da CAIXA
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba
Data: 04, 05 e 06 de dezembro
Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)
www.caixa.gov.br/caixacultural