O Movimento Elefantes, coletivo de dez big bands de São Paulo, retoma os shows no Teatro da Vila, na Vila Madalena, em São Paulo. Na segunda-feira, haverá show com a Banda Urbana, que apresentará músicas do seu primeiro disco, “Urbana”, lançado no final do ano passado. Entre elas está “Menina da Fazenda”, belíssima composição do trompetista João Lenhari, que é também músico fixo da banda de Roberto Carlos, da banda Soundscape e do grupo de samba-rock, soul e partido alto Sandália de Prata, que faz show amanhã, no auditório Ibirapuera, às 21h.
A inspiração para compor “Menina da Fazenda”, conta o músico, surgiu na fazenda da família da sua então namorada, em Iacanga, próximo a Bauru, no interior do Estado. “Eu estava de férias e fiquei inspirado, queria fazer uma música para ela. Sentei um dia na varanda, observando a vida do pessoal lá, e com o trompete toquei uma melodia e passei para o papel”, lembra. O romantismo e a leveza dessa música contagiam a banda, especialmente nos improvisos.
Questionado se ele não sonha em atrair para a sua música também o público que ama o Rei, uma vez que ele próprio é parte do cantor quando está no palco, responde que sim. “Eu acredito que a nossa música pode se interligar com o público de outros artistas. A Banda Urbana tem um som jazzístico, mas também dançante. ‘Donna Lee’ (música de Charlie Parker, com arranjo de Lenhari, que está no disco) é uma gafieira. Nossa música não tem letra, mas ‘Menina da Fazenda’ tem um sentimento. Acho que o público que curte Roberto Carlos pode curtir a Banda Urbana.”
Vinil – Amanhã, Lenhari estará na “metaleira” do Sandália de Prata, na companhia de Jorge Neto (trombone) e Marcelo Valezi (saxofone) com a voz irresistível da moça Ully Costa. A banda fica completa com Dado Tristão (teclado), Carlinhos Creck (contra-baixo), Sandro Lima (guitarra), Paulinho Sorriso (bateria) e Tito Amorim (percussão).
O show vai comemorar o lançamento do segundo LP da banda, “Clássicos em 45 RPM”. O primeiro vinil, do CD “Samba Pesado”, teve tiragem esgotada menos dois meses após o lançamento, em setembro, disco que teve produção e arranjos da própria banda e participação especial de Luis Vagner. Já “Clássicos”, como o nome diz, reúne os clássicos do samba-rock e dos bailes da periferia de São Paulo: “Pena Verde”, “Pianonegro” e “Check my Machine”.
SERVIÇO
BANDA URBANA – MOVIMENTO ELEFANTES
Segunda-feira, 07, às 21h
Teatro da Vila – Rua Jericó, 256 – Vila Madalena.
Preço – Pague quanto vale – o público paga o valor que achar justo, após a apresentação.
Duração – 60 minutos
Estacionamento no local, não conveniado.
CLÁSSICOS EM 45 RPM
Sandália de Prata
Sábado, 05, às 21h
Duração: 90 min
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada)
Auditório Ibirapuera