Apenas nove meses após a sua criação, a Banda Peti do Município de Quatro Barras (PR), que reúne crianças de 8 a 14 anos retiradas das ruas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Bandas na categoria de bandas sinfônicas infantis.
O programa, gerido em âmbito municipal pela Prefeitura de Quatro Barras que cede espaço para ensaios, contrata instrutores e fornece instrumentos musicais para treinos e apresentações, atende a 33 meninos e meninas e já ganhou três primeiros lugares em concursos musicais desde sua formação, em fevereiro passado.
A banda classificou-se para disputar o campeonato nacional depois de vencer os concursos em Gaspar (SC) e Rondon (PR). No sábado, ao apresentar-se no Auditório da Escola de Música de Brasília, obteve do júri 82,4% da pontuação máxima possível, conquistando assim o primeiro lugar na categoria infantil do campeonato nacional.
As crianças apresentaram-se tocando instrumentos de percussão (bateria, pandeiro, triângulo, surdo, bumbo, caixa e metalofone) e sopro (flautas doce e transversal, clarinete, saxofones alto e tenor, tuba, bombardino, trombones, trompa e trompetes). As músicas tocadas foram Outro lugar, dos Detonautas, e Asa branca, de Luiz Gonzaga, em arranjo de Marcos Leite.
?É muito difícil a criança dominar instrumentos sinfônicos e a Banda de Quatro Barras fez um trabalho muito bem feito?, afirmou o maestro Ronaldo Faleiros, presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, entidade organizadora do campeonato.
?O trabalho que fizemos no ensino de instrumentos é hoje uma referência nacional, porque há poucas bandas sinfônicas infantis no Brasil?, comentou Alessandro Borges, regente da Banda Peti.