Banda Peti leva 1.º lugar no concurso

Apenas nove meses após a sua criação, a Banda Peti do Município de Quatro Barras (PR), que reúne crianças de 8 a 14 anos retiradas das ruas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Bandas na categoria de bandas sinfônicas infantis.

O programa, gerido em âmbito municipal pela Prefeitura de Quatro Barras que cede espaço para ensaios, contrata instrutores e fornece instrumentos musicais para treinos e apresentações, atende a 33 meninos e meninas e já ganhou três primeiros lugares em concursos musicais desde sua formação, em fevereiro passado.

A banda classificou-se para disputar o campeonato nacional depois de vencer os concursos em Gaspar (SC) e Rondon (PR). No sábado, ao apresentar-se no Auditório da Escola de Música de Brasília, obteve do júri 82,4% da pontuação máxima possível, conquistando assim o primeiro lugar na categoria infantil do campeonato nacional.

As crianças apresentaram-se tocando instrumentos de percussão (bateria, pandeiro, triângulo, surdo, bumbo, caixa e metalofone) e sopro (flautas doce e transversal, clarinete, saxofones alto e tenor, tuba, bombardino, trombones, trompa e trompetes). As músicas tocadas foram Outro lugar, dos Detonautas, e Asa branca, de Luiz Gonzaga, em arranjo de Marcos Leite.

?É muito difícil a criança dominar instrumentos sinfônicos e a Banda de Quatro Barras fez um trabalho muito bem feito?, afirmou o maestro Ronaldo Faleiros, presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, entidade organizadora do campeonato.

?O trabalho que fizemos no ensino de instrumentos é hoje uma referência nacional, porque há poucas bandas sinfônicas infantis no Brasil?, comentou Alessandro Borges, regente da Banda Peti.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo