Banda Nuvens em show que nasceu na internet

Tudo começou com uma mobilização de fãs na internet interessados sobretudo em celebrar os três anos da banda Nuvens. Amandio Galvão, Guilherme Scartezini, Marcos Nascimento, Marcus Pereira, e Raphael Moraes pensavam que o último Sarau nas Nuvens seria o show derradeiro, mas foram pegos de sobressalto com a movimentação espontânea de admiradores que se comunicavam virtualmente. A comemoração tomará forma hoje e amanhã, em um show mais intimista no palco do Espaço Cultural Falec.

Depois de shows no Teatro Sesc da Esquina e Guairinha, a banda não promete um “grande espetáculo”, mas um encontro afetuoso com o público. O desejo é retomar o repertório do primeiro disco e tocar quatro músicas inéditas do novo CD, Fome de vida, em um clima de cumplicidade.

Por isso eles consideram o momento um “rito de passagem” que inclui ainda a primeira atuação do novo guitarrista Guima. “Durante essa luta de trabalhar com arte, de estar nessa busca em transformar as coisas em uma realidade, é importante observar tudo o que a gente já fez e vai fazer”, diz Raphael, a voz da banda.

Amigos, parceiros e ex-integrantes da Nuvens também vão participar da comemoração. Luis Felipe Leprevost estará no palco em Cachecol, Luva e Gorro – uma analogia a Curitiba – música em parceria com Raphael que ainda não foi gravada. Vinicius Nisi e Luis Bourscheidt, que já estiveram na banda e Marano, da banda Das Velas também fazem participações no show.

Aura transcendental

Na busca pelo verso das coisas, os músicos querem explorar o ambiente mais intimista do teatro, vislumbrando o clima que deve predominar no próximo disco. “É um tipo de momento em que a poesia da canção é valorizada”, salienta o vocalista.

Nessa procura, a idéia é gravar as bases ao vivo para captar essa aura “transcendental”. A captação, que será feita neste show, ficou a cargo de Álvaro de Alencar, colaborador de Tom Capone e que já trabalhou com Maria Rita.

O processo criativo do novo trabalho inclui uma estadia de 15 dias em uma chácara em Campo Largo, onde será gravado o disco. Por enquanto, eles finalizam as canções e trabalham coletivamente nos arranjos. O show terá direção cênica de Edson Bueno.

A questão da dualidade com que o grupo se depara nesse novo trabalho está presente nos arranjos, que passam do minimalista ao “esporro”. As letras das músicas buscam explorar os universos humanos.

O próprio título escolhido para o novo trabalho, Fome de vida, mostra o que a banda quer comunicar. “O nome representa a vontade de fazer valer os momentos da existência. Ás vezes, com a rotina, a gente se robotiza e perde essa aura de viver as coisas de verdade”, reflete Raphael.

Serviço

Nuvens 3 anos. Hoje às 20h e amanhã às 19h. Espaço Cultural Falec (Rua Mateus Leme, 990). Ingresso: R$15 (para estudantes ou com 1 Kg de alimento não perecível). À venda no restaurante Bella Banoffi,ou pelo e-mail nuvens3anos@gmail.com.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna