continua após a publicidade

Banda Mantiqueira se apresentará
no Canal da Música.

O show da Banda Mantiqueira encerra nesta terça-feira (25), às 21h, no Canal da Música, a 13.ª Oficina de MPB, que corresponde à segunda fase da 23.ª Oficina de Música de Curitiba. Em 20 dias de festival, dedicados à música erudita, antiga e popular brasileira, a Oficina atraiu 1.500 alunos de todo o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, reuniu uma centena de professores brasileiros e estrangeiros, e promoveu mais de 50 concertos em vários espaços culturais da cidade.

O espetáculo da Banda Mantiqueira é aguardado com expectativa. Um dos maiores sucessos da música instrumental da atualidade, indicada ao Prêmio Grammy em 1998, a banda reúne basicamente instrumentos de sopro e percussão, sendo que todos os músicos desfrutam de um talento individual incontestável. Dos 14 integrantes, três são professores da Oficina de MPB: o clarinetista Nailor Azevedo, o Proveta, líder da banda, que dá aulas de clarinete e prática de orquestra; Guello, que orienta o curso de percussão; e François de Lima, com aulas de técnica e improvisação em trombones.

Do universo dos compositores de música popular, Proveta selecionou para o show alguns dos mais notáveis. Juntou a esse repertório composições próprias e arranjou-as para a formação de big-band. No show, a Banda Mantiqueira apresenta composições como Vovô Manoel, de sua autoria, e Santos-Jundiaí, de Edson Alves. Há também os sucessos de Pixinguinha (Naquele tempo, Um a zero e Carinhoso), João Bosco (Linha de passe), Dorival Caymmi (Samba da minha terra e Saudade da Bahia), Joyce (Feminina) e Jacob do Bandolim (Vôo da mosca). Outra atração no show é a participação especial dos irmãos Isaías e Israel de Almeida Bueno, em dois chorinhos de Valdir Azevedo (Pedacinhos do céu) e Ernesto Nazareth (Escorregando).

continua após a publicidade

Formada em 1991 por iniciativa de Nailor Azevedo, a banda reúne músicos que sempre estiveram muito próximos a ele e que também ansiavam por uma linguagem que expressasse a brasilidade na forma de interpretar a música. Além de Proveta (sax-alto, sax-soprano, clarinete, arranjos e composições), fazem parte da banda os músicos Edson Alves (baixo-elétrico, violão, arranjos e composições), Guello (percussão), Walmir Gil (trompete e flugelhorn), François de Lima (trombone de válvulas), Jarbas Alves Barbosa Júnior (guitarra elétrica), Odésio Jericó Da Silva (trompete e flugelhorn), Ubaldo Versolato (, flauta e piccolo), Valdir José Ferreira (trombone de vara), Lelo (bateria), Fred Prince (percussão), Vinicius Assumpção Dorin (sax-tenor e flauta), Carlos Antônio Malaquias (sax-tenor e flauta) e Nahor Gomes Oliveira (trompete e flugelhorn).

continua após a publicidade