Se você procurar “Munaf Rayani” no Google, a primeira coisa que aparece é um vídeo do guitarrista do Explosions in the Sky cujo título é: “Munaf Rayani going crazy”. No vídeo, em uma apresentação da banda no Colorado em 2012, ele aparece praticamente deitado sobre sua guitarra, tirando dela o som praticamente etéreo que ajuda a definir a estética da banda: camadas impressionantes de efeitos e sons de guitarras e uma bateria potente que preenche o espaço que a voz, ausente nas músicas do Explosions in the Sky, não ocupa. A banda americana surgida em Austin, no fim dos anos 1990, volta ao Brasil para tocar nesta quarta-feira, 18, no Cine Joia, em São Paulo. O show é uma edição do Popload Gig, começa às 22h (a casa abre às 20h) e as entradas custam R$ 180.

continua após a publicidade

Apesar de recusar o rótulo – que, antes de uma limitação, serve para situar sua música -, a banda faz um rock instrumental que é frequentemente chamado de post-rock, gênero que se utiliza dos elementos do rock (guitarras com efeitos, etc) para construir canções concentradas entre os timbres e as texturas. Munaf Rayani falou sobre isso ao Estado, por telefone, de Detroit, cidade onde ele também passa parte do seu tempo.

“A ideia é continuar escalando, fazer o som evoluir. Qualquer música atinge um certo platô, até que alguém carregue isso além, mostre novos caminhos. Quando começamos, no final dos anos 1990, havia menos bandas como nós. Agora, há muito mais, o que é muito bom, porque significa que esse tipo de música é algo que as pessoas querem ouvir, participar, tocar. É incrível ter um gênero tão específico, mas ser meio que global, ter uma audiência global”, disse, animado – é a segunda vez que banda vem ao Brasil.

“Nós nunca pensamos que poderíamos ir tão longe com essa música que tocamos”, comenta, com uma modéstia que não combina bem com o som de contornos épicos que o Explosions in the Sky produz, tanto no estúdio quanto mais no palco.

continua após a publicidade

Na conversa, Rayani também falou sobre o novo álbum da banda, que deve ser lançado no primeiro semestre de 2016 (seria o primeiro original desde 2011), música eletrônica e serviços de streaming.

“O Spotify tem muito poder, e está se tornando mais forte… É assim que o mundo está caminhando, e agora há uma escolha a se fazer (aderir ou não). Em última instância, é isso que ocorre na vida: você quer ver algo por uma lente positiva, ou por uma lente negativa?”

continua após a publicidade

EXPLOSIONS IN THE SKY – POPLOAD GIG

Cine Joia. Praça Carlos Gomes, 82, Liberdade. Tel. 3101-1305. Hoje, 18, às 20h. Show às 22h. Ingressos: R$ 180

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.