A história pode até soar clichê. Um garoto gaúcho de 21 anos junta a bagunça do armário, enfia tudo numa mochila e, cheio de sonhos, embarca para São Paulo para crescer na vida. O cinema já mostrou isso – “Estômago” (2007), “O Céu de Suely” (2006), “2 Filhos de Francisco” (2005), “Lua de Cristal” (1990). Exemplo é o que não falta. Mas desta vez, a coisa é feita sob as bênçãos – e a marca – de uma grande empresa: a Nestlé.
A indústria, que em 2011 completa 90 anos, abraçou o projeto do seriado “Tô Frito”, da produtora independente Filmplanet, e ganhou espaço livre na obra para merchandising. Para quem assistir aos 30 minutos da produção hoje, no ar a partir das 22h, na Band, vai ser difícil não sentir vontade de atacar um pacote de bolacha ou um chocolate na prateleira do supermercado mais próximo de casa, após acompanhar a saga do protagonista Vítor.
A cúpula da Nestlé fala do assunto “merchadising” pisando em ovos. “A gente não quer fazer do seriado um grande comercial. A ideia é se aproximar do público jovem”, diz Izael Sinem Junior, diretor de Comunicação e Serviços de Marketing da Nestlé Brasil. Mas a diretora-geral da produção, Flavia Moraes, não pondera. “Ué, queremos uma aproximação com os jovens, mas não deixa de ser um merchandising”, explica. A relação de Flavia Moraes com a Nestlé não vem de hoje. Há dez anos, Flavia trabalha em filmes publicitários da empresa. Ou seja, nada é por acaso.
Mesmo assim, com todas as menções claras ao café de preparo rápido, à mistura de sopa instantânea e ao chocolate produzido nos Alpes suíços, a série é dinâmica e bem amarrada. Os rostos não são conhecidos. O protagonista, Ian Ramil, 25 anos, é gaúcho, há cinco anos ator, mas não tem planos na TV. “Eu fui escolhido porque sou gaúcho, tenho sotaque e queriam dar realidade ao seriado. Mas não me imagino crescendo na TV. Não fico planejando nada”, diz o rapaz. Na trama, Ian é Vítor, um rapaz de 21 anos que sai de casa para tentar a carreira de artista gráfico em São Paulo. Na cidade, ele se apaixona, faz amigos, sai em busca do primeiro emprego, paga despesas do apartamento e aprende a se virar na cozinha.
Os nove episódios de “Tô Frito”, além de ocupar a grade de programação da Band, estreia no próximo dia 29, às 19h, na MTV. “Escolhemos essas duas emissoras para falar com os jovens por meio delas”, diz Izael Júnior, diretor de conteúdo da Nestlé. Ainda para ajudar na repercussão, “Tô Frito” está à disposição na internet, no site www.tofrito.terra.com.br. As informações são do Jornal da Tarde.