Uma Cinderela do Século XXI. É assim que Marcelo Parada, vice-presidente da Band, define a trama que vai reinaugurar o núcleo de teledramaturgia da emissora em março de 2005. Sem produzir novelas desde 1998, quando exibiu Serras Azuis, de Ana Maria Moretzsohn, a Band firmou parceria com a argentina RGB Entertainment, responsável pelo programa Popstar, do SBT, para produzir novelas.
A primeira delas, inclusive, já foi até escolhida: Floriscienta, uma trama que mistura elementos do conto Cinderela, de Charles Perrault, e do filme Noviça Rebelde, de Robert Wise. "Qualquer diretor de programação não pode jamais perder a teledramaturgia de vista. Se não tem, tem de ter. Afinal, ainda não inventaram nada melhor do que novela para o público voltar a assistir no dia seguinte", acredita Marcelo Parada.
No início deste ano, a Band até ensaiou uma parceria com a NBP, de Portugal, ao exibir algumas de suas produções, como a série Olá Pai e as novelas Olhos D’Água" e Morangos com Açúcar. Embora a audiência tenha ficado aquém do desejado, a NBP, garante Parada, continua nos planos da Band. "Ainda temos muito a ganhar com essa parceria. Mas, no momento, estamos investindo em novela para atender a uma demanda específica da nossa programação para 2005", pondera ele. Já a parceria com a RGB ganhou força em setembro quando Parada viajou para a Argentina. Logo, a diretora geral da RGB, Elisabetta Zenatti, convidou ele para fazer uma visitinha aos estúdios da produtora em Buenos Aires. Lá, Parada não só assistiu a trechos da novela como conversou com a autora da trama, Cris Morena, a mesma de Chiquititas, em reprise no SBT. "Ele saiu de lá bastante animado", brinca Elisabetta.
Cinderela
A própria diretora da RGB se apressa em explicar o significado da palavra Floriscienta. Segundo ela, trata-se de uma inusitada combinação de "Flor", o nome da protagonista, com "Cenicienta", que significa "Cinderela" em espanhol.
Band e RGB já abriram inscrições para crianças e adolescentes, de seis a 20 anos. A única exigência é que saibam cantar e dançar. Embora não descarte a hipótese de recrutar profissionais de outras emissoras, Parada quer mesmo tirar proveito do "know-how" da RGB em descobrir novos talentos para escalar o elenco de Floriscienta. "