O pernambucano Luiz Gonzaga (1912-1989), conhecido como “o rei do baião”, foi um dos mais populares compositores brasileiros. A canção Asa branca, de 1947, é a composição mais conhecida do artista, que se apresentava tocando sanfona e vestido como um típico nordestino. Ele atravessou barreiras culturais e teve seu trabalho apreciado tanto pela população de todo País quanto pela crítica.

continua após a publicidade

Neste final de semana, Luiz Gonzaga será homenageado no Teatro da Caixa, em Curitiba, no espetáculo de dança Mané gostoso, protagonizado pela companhia paulista Ballet Stagium, que está comemorando 39 anos em prol da dança e da música brasileira.

Com coreografias de Décio Otero, que realizam uma leitura moderna da cultura popular do Nordeste, serão doze bailarinos em cena, apresentando interpretações para onze músicas.

“Luiz Gonzaga é um ícone, que faz parte da identidade cultural nordestina e pelo qual temos muito respeito e admiração. Todo o espetáculo foi feito em parceria com o grupo pernambucano Quinteto Violado, que tem muitas músicas do compositor gravadas. O Quinteto chegou inclusive a se apresentar conosco, quando estreamos o espetáculo, em 2008”, conta a diretora teatral, Marika Gidali.

continua após a publicidade

O espetáculo já passou por diversas cidades brasileiras e busca mostrar o povo nordestino em cena. Mesmo os figurinos, criado por Márcio Tadeu, remetem à cultura do Nordeste. “O povo nordestino é dotado de grande beleza, malícia e dinâmica. Tudo isso o público vai poder ver e sentir através do espetáculo”.

O título Mané gostoso é em alusão a um boneco de madeira, cujos braços e pernas são movimentados por corda, e que em Pernambuco recebe este nome. Em Curitiba, pouca gente dá esta denominação ao brinquedo, mas ele é facilmente identificado, pois se movimenta e dá cambalhotas quando as pessoas apertam os dedos em suas hastes inferiores.

continua após a publicidade

“Demos este nome ao espetáculo porque muito do gestual dos bailarinos é parecido com o do boneco, que é facilmente encontrado em feirinhas do Nordeste”, explica Marika.

Serviço


Espetáculo de dança Mané gostoso. Hoje e amanhã, às 21h, e domingo, às 19h, no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro). Ingressos: R$ 10, à venda na bilheteria do teatro. Informação: (41) 2118-5111. Classificação etária: livre para todos os públicos.