Um espetáculo para percorrer 45 anos de história. Nas apresentações, que fará de amanhã, 26, a domingo, 29, no Teatro Municipal, em São Paulo, o Balé da Cidade aproveita a efeméride para rever seu percurso. Além de uma coreografia inédita, Abrupto, o público também terá a oportunidade de assistir a duas antigas montagens da companhia: Apocalipsis, que estreou em 1976, e Cantares, de 1984.
“São dois coreógrafos que fizeram parte dessa trajetória e que marcam esse caminho em direção à dança contemporânea. Existe uma geração de bailarinos e do público que não conheceu esses espetáculos, mas eles ficaram no imaginário. E são capazes de despertar novas sensibilidades hoje”, comenta Iracity Cardoso, diretora do grupo, que participou de sua fundação como bailarina.
Criado em 1968 com a função de acompanhar as óperas do Municipal, o Corpo de Baile passou por uma radical reestruturação em 1974. Sob a direção de Antonio Carlos Cardoso, passou a privilegiar a dança de traços modernos e recebeu o nome de Balé da Cidade.
Dentre as 198 obras que reuniu em seu repertório nessas quatro décadas – 161 criações originais para a companhia – os trabalhos selecionados para o programa de aniversário sinalizam momentos marcantes dessa trajetória. “Essas peças demonstram a diversidade de estilos, técnicas e concepções dos coreógrafos que passaram pelo Balé”, observa Iracity.
Com Apocalipsis, Vitor Navarro aproximava a companhia paulistana do movimento que se insinuava na dança de todo o mundo naquele momento. Estimulado pela trilha de John McLaughlin, ele experimentou uma fusão de linguagens artísticas: mesclava ao clássico a dança moderna, trazia influências do jazz e das artes visuais. “Foi uma revolução na dança. E o início dessa transformação aconteceu aí, na década de 1970”, lembra a diretora.
Outra diretriz que o Balé da Cidade estabeleceu para 2013 foi o contato mais estreito com a Orquestra Sinfônica Municipal. Objetivo que é alcançado nessa programação em Cantares e Abrupto.
BALÉ DA CIDADE DE SP – Teatro Municipal. Praça Ramos de Azevedo, s/nº, tel. 3397-0327. 5ª a sáb., 20 h; dom., 18 h. R$ 10/ R$ 60. www.ingressorapido.com.br
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.