A novela Mulheres Apaixonadas, atualmente no ar no “Vale a Pena Ver de Novo”, perdeu um espectador de grande importância: seu autor. Manoel Carlos se recusa a assistir à reprise de sua novela por causa da edição feita pela Globo para adequá-la à classificação do horário.
Fontes ligadas ao autor garantem que Maneco queria ter sido consultado pela emissora sobre os cortes nos capítulos. Ele estaria preocupado com a edição da trama, uma vez que Mulheres Apaixonadas aborda temas polêmicos como agressão a idosos, violência contra a mulher, lesbianismo… Cenas como as de Raquel (Helena Ranaldi), que apanha de Marcos (Dan Stulbach) correm o risco de sumir.
Manoel Carlos também teria ficado traumatizado com edições para o Vale a Pena como a que foi feita em Felicidade, que teve mais de 50 capítulos cortados.
Procurado pelo Estado, o autor não quis se manifestar. A Globo, por meio de sua Assessoria de Imprensa, alega que não é possível adiantar as adaptações em Mulheres Apaixonadas porque o processo é feito capítulo a capítulo. Segundo a rede, esse é um trabalho realizado pela Central Globo de Qualidade. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.