André Aciman, escritor egípcio radicado nos EUA, é o terceiro convidado confirmado da Flip 2018, que será realizada entre os dias 25 e 29 de julho, em Paraty. Ele é autor de Me Chame Pelo Seu Nome, romance que deu origem ao filme homônimo, dirigido pelo italiano Luca Guadagnino, e que fala sobre desejo e memória. O filme é indicado em três categorias do Oscar 2018, que revela seus vencedores do domingo, 4: melhor filme, melhor ator (Timothée Chalamet), melhor canção original e roteiro adaptado (James Ivory).

continua após a publicidade

Segundo a curadora Josélia Aguiar, o autor vai tratar de exílio, da escrita da memória e do desejo, de paisagens e identidades múltiplas e multiculturais, temas interditos e Proust.

continua após a publicidade

Publicado originalmente em 2007, seu livro só chegou ao Brasil este ano, na esteira do filme. Seu protagonista e narrador, Elio, de 17 anos, vive o impacto do primeiro amor ao conhecer Oliver, um norte-americano atraente e evasivo que se hospeda na casa de veraneio da família, na Riviera italiana, para trabalhar como assistente de pesquisa do pai de Elio, professor de universitário.

continua após a publicidade

André Aciman, judeus sefardistas, nasceu em Alexandria, no Egito. A família, como outras de origem judaica, foi expulsa do Egito e exilou-se na Itália. Ele é doutor em literatura comparada pela Universidade Harvard, foi professor na Universidade de Princeton e atualmente leciona no The Graduate Center em Nova York. É autor de sete livros – três romances.

Recentemente, a Flip, que presta homenagem para a poeta Hilda Hilst este ano, anunciou que a atriz Fernanda Montenegro e a compositora Jocy de Oliveira estarão na abertura do evento.