Wolfgang Amadeus Mozart (1756 – 1791) volta a ser tema no palco do Teatro do HSBC, depois de amanhã, dia 25 de abril. Criador de uma obra impecável, em 2006 o mundo comemora os 250 anos de seu nascimento. Em sua breve vida de 35 anos, ele é considerado por muitos o maior músico de toda a história. O compositor austríaco escreveu mais de cem minuetos, 41 sinfonias, 24 óperas, 27 concertos para piano (dois em tom menor), entre outras peças. Nas últimas duas semanas o Teatro do HSBC apresentou dois concertos de uma série de três, em homenagem ao compositor. O último ocorre nesta terça-feira com a Orquestra de Câmara da PUC-PR, regida pelo maestro Paul Torres, participação no piano com o solista Álvaro Siviero, e Paul Gulda como convidado internacional.
Em um concerto onde se homenageia Mozart, nada mais apropriado do que a presença de um grande pianista austríaco, Paul Gulda. Berço de um artista que influenciou toda a música erudita mundial, este ano a Áustria ganha uma importância cultural ainda maior. Com uma série de concertos que celebram Mozart, os olhos do mundo se voltam ao país, e um pouco desta arte o público curitibano poderá acompanhar de perto. O programa do repertório traz o Concerto para piano e orquestra n.º 24 em dó menor KV 491, Concerto para piano e orquestra n.º 20 em ré menor KV 466 e Concerto para dois pianos e orquestra em mi bemol maior KV 365. Siviero e Gulda serão solistas de dois deles e para o final está reservado o que deve ser uma surpresa inclusive para os pianistas, que nunca se apresentaram juntos. No terceiro concerto os dois fazem um solo em dois pianos.
A tragicidade da música tocada em tom menor, dois grandes pianistas e uma orquestra, certamente será um momento de grande emoção. ?A beleza que faz parte da vida do homem tem na música sua melhor forma de ser percebida, a música cria essa relação. Quando piso no palco penso nisso?, diz Siviero. Paulista, há 15 anos vivendo em Curitiba, Álvaro iniciou os estudos no piano com 4 anos. ?Não segui uma formação musical acadêmica. Tive professores, me aperfeiçoei e mais tarde estudei na Universidade de Viena, Mozarteum em Salzburg e na Academia Nacional de Santa Cecília, em Roma?, conta. O caminho de estudos e aperfeiçoamento por sua própria conta rendeu-lhe apresentações nos Estados Unidos, Argentina e Brasil.
Paul Gulda conheceu Siviero em um café, em Viena. Num momento onde a música falou mais alto do que as palavras, ambos se identificaram. Segundo Gulda, seu caminho também não foi acadêmico e até os 20 anos não sabia se seria pianista. Filho de um dos principais pianistas do século 20, Friedrich Gulda, especialista em Beethoven, Paul também tocava flauta e clarinete. ?Segui o caminho do piano e hoje dou concertos e aulas. Estou satisfeito?, diz. Para ele um músico deve falar com as notas e com a alma. ?Levei 20 anos para entender isso?. O músico já esteve no Brasil uma vez, há 10 anos, quando tocou com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.
Público erudito
Segundo Gulda, a movimentação para celebrar Mozart na Áustria e na Europa é muito grande. ?No meio de Viena temos uma construção que possui umas 50 colunas. Em cada uma delas existe um dispositivo que a pessoa pode apertar e escutar uma música de Mozart. Temos coisas boas e outras não tão interessantes. Também existem produtos apenas comerciais e de mau gosto?, conta. Longe dos palcos há tempos, ele tocou para o público em Kiev (Ucrânia) há três semanas.
Durante a entrevista realizada na última quinta-feira, Gulda comentou que para constituir um público, a música erudita deve ser entendida. ?Simplesmente colocar um CD e escutá-lo não adianta. Meu pai fez viagens maravilhosas para o Brasil e Argentina na década de 60 e havia audiência?, afirmou. Segundo Siviero, outro aspecto importante é o apoio cultural necessário para se fazer música. Ele citou o HSBC, que possibilitou a realização desta homenagem a Mozart, e aproveitou a ocasião para lembrar da necessidade de outras empresas investirem na cultura.
Serviço:
Concerto Sinfônico com a Orquestra de Câmara da PUC-PR, sob regência do maestro Paulo Torres e solistas Álvaro Siviero e Paul Gulda, no Teatro do HSBC (Rua Luiz Xavier, 11 – Rua das Flores). Ingressos a R$ 30. Mais informações pelo telefone (41) 3232-7177.