Na próxima sexta-feira, iniciam-se na cidade as gravações do longa-metragem Mulheres do Brasil, sob a direção de Malu de Martino. O filme – que reúne cinco contos rodados em Maceió (AL), Bom Jesus da Lapa (BA), Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba – deve misturar ficção e realidade, mostrando um pouco do mundo feminino em cada região do País.
Na capital paranaense, a história será baseada em um conto da escritora gaúcha Maria Helena Weber. As filmagens irão acontecer em locais como a Rua das Flores, Vila São João e Café Alvorada, no centro. As cenas internas serão filmadas nos estúdios da TV Iguaçu.
Vividas respectivamente por Carla Daniel e Deborah Evelyn, Martileide e Rita são as protagonistas do filme e balconistas de um café. Para ensaiar as cenas das personagens, as atrizes já estão em Curitiba, se adaptando principalmente ao sotaque da cidade e às baixas temperaturas. Ontem, elas participaram de uma entrevista coletiva à imprensa no Hotel Slaviero Palace, onde juntamente com o restante da equipe estão hospedadas.
Deborah definiu Rita como uma mulher bastante simples, conformada com sua realidade, que consegue ser feliz com o que possui e que não tem grandes objetivos na vida. “É uma personagem sem glamour, que está fora do universo a que estou acostumada a fazer”, declarou. Já Carla descreveu Martileide como uma pessoa romântica, geniosa e de personalidade forte. “O inverso da personagem de Deborah”.
As filmagens em Curitiba devem durar oito dias, reunindo também uma equipe de profissionais paranaenses, como o ator Mário Schoemberger. Da cidade, a equipe fixa parte para a Bahia. O filme deve ter um orçamento total de R$ 3 milhões e estrear na segunda quinzena de 2005. A produção é da EH! Filmes.