A atriz Carolina Dieckmann – a Jessica de Salve Jorge – diz que não se sente envaidecida por existir uma lei que leva seu nome. “Envaidece existir a lei, mas não me envaidece ter o meu nome. Ter a lei é o principal”, disse ela em entrevista ao site do autor de novelas Aguinaldo Silva.
A Lei número 12737, conhecida como Lei Carolina Dieckmann, foi sancionada no dia 3 de dezembro pela presidente Dilma Rousseff sem vetos. Agora, a legislação brasileira determina que quem obtiver segredos comerciais e industriais ou material privado ao violar mecanismos de segurança ou equipamentos de informática estará sujeito a uma pena entre seis meses e dois anos de prisão, além de multa.
Dieckmann teve o computador invadido por hackers que divulgaram fotos íntimas da atriz. E afirma que, embora sua fama tenha ajudado na repercussão do crime, não acredita que ser uma atriz da Globo tenha facilitado a criação da lei. “Não posso dizer que aconteceria com qualquer pessoa, mas também não posso dizer que não. Estou pensando na Lei Maria da Penha… A Maria da Penha não era tão famosa, e tem o nome dela na lei, foi feita a justiça”, disse ela, que denunciou o caso a polícia depois da chantagem dos hackers, que exigiram R$ 10 mil para não divulgar as imagens.
Os autores do crime foram descobertos e respondem a processo.