A veterana atriz Joana Fomm, 75 anos, fez um apelo no Facebook por uma oportunidade de trabalho. “Amigos, estou precisando trabalhar. Como atriz ou jornalista. Tem horas que fica difícil ainda. Ainda não tinha encarado essa. Alguém precisa de mim?”, escreveu Joana.
O último trabalho da atriz foi na série As Cariocas (2010). Depois a atriz foi diagnosticada com câncer de mama e passou a sofrer de disautonomia, doença que afeta o sistema nervoso e compromete os movimentos, afirmou que o distúrbio estava controlado.
Joana venceu o câncer e diz que disautonomia já está controlada. “Agora me sinto bem. Antes caía como banana de bananeira. Desabava! Hoje já faço ginástica, consigo correr e quero fazer mais atividade física”, afirmou ao site Ego.
O que causa maior desconforto agora é ter que ficar em casa. “Me assusta ficar sem trabalhar porque vivo disso. A doença que tenho não tem cura. Tenho que tomar remédio pelo resto da minha vida para controlá-la. O último trabalho que fiz foi do Daniel Filho em As Cariocas. Naquela época, estava muito mal de disautonomia. Mal conseguia ficar em pé. O Daniel foi maravilhoso. Para eu poder gravar, ele deixava uma cadeira sempre perto de mim e eu fiz bem o papel (ela foi Denise, mãe da personagem Michele, interpretada por Grazi Massafera). Hoje gostaria de viver uma velhinha no programa do Eduardo Moscovis (Louco por Elas)”, disse ao site Ego.
Joana Fomm interpretou personagens marcantes na teledramaturgia global. Ela deu vida à Yolanda Pratini de Dancin’ Days (1978); à icônica viúva Perpétua de Tieta (1989); e a chantagista Salustiana de Fera Ferida (1993).