Desde que começou a aparecer na tevê, como a Sonya de Começar de Novo, o que Fernanda Machado mais ouve nas ruas é que tem "cara de época". A atriz de 23 anos sempre ri do curioso e recorrente comentário, que atribui ao tom claríssimo de sua pele. De onde quer que venha esta imagem, no entanto, ela vai ganhar mais força a partir do final de junho, quando estréia Alma Gêmea, em que Fernanda interpreta a ambiciosa Dalila.
Para compor a personagem na trama de Walcyr Carrasco, passada na década de 40 do século passado, a atriz cortou os longos cabelos na altura dos ombros e assistiu a diversos filmes, como o clássico Casablanca, visto nada menos que cinco vezes. "Foi tudo o que pude fazer, porque tive apenas três semanas de intervalo entre um trabalho e outro", ressalta, animada.
De fato, motivos para animação não faltam. Estreante na tevê, Fernanda recebeu o convite para Alma Gêmea antes mesmo de concluir o trabalho como a sensata filha do milionário Andrei Ivanovich, interpretado por Marcos Paulo em Começar de Novo. Apesar de a novela não ter tido boa repercussão, a atriz faz questão de ressaltar que, para ela, só houve ganhos. "Tive uma boa personagem e ótimos resultados. Um deles foi este convite", destaca Fernanda, para quem havia ainda a possibilidade de um papel em Belíssima, a próxima novela das oito, escrita por Sílvio de Abreu. A atriz chegou a ouvir algumas descrições da personagem que poderia vir a interpretar, mas tratou de dispensar os detalhes. "Como não era nada certo, preferi não me envolver. Senão, me apaixono e aí não tem jeito", confessa.
Fernanda nem teve tempo de ficar em dúvida. A direção da emissora decidiu por ela que seria melhor entrar em Alma Gêmea. Confirmado o trabalho, a atriz já está devidamente ?apaixonada?? por Dalila. ?Ela é muito diferente da Sonya, me permite mostrar outro lado do meu trabalho. É dissimulada, mentirosa e egoísta?, enumera. Filha de família pobre, Dalila mora numa tumultuada pensão com os pais, interpretados por Fúlvio Stefanini e Neusa Prado, e os irmãos, vividos por Erik Marmo, Malvino Salvador e Tami Calafiori. Obcecada pela idéia de melhorar de vida, Dalila é amante do médico Raul, personagem de Luigi Barricelli, e tenta a todo custo convencê-lo a largar a esposa, interpretada por Drica Moraes. "Ela odeia aquela casa, a fila na porta do banheiro, a briga à mesa pela coxa do frango e o quarto que divide com a irmã, mas posa de boa-moça", explica a atriz.
Se no começo da história Dalila é apenas uma espécie de "alpinista social", a coisa muda de figura quando ela se aproxima de Cristina, a grande vilã da trama, vivida por Flávia Alessandra. A partir daí, a ambiciosa mocinha será capaz de coisas que Fernanda nem imagina. "Só sei que vou integrar um grupinho bem interessante de vilões", comemora.