Janete El Houli, professora do departamento de Arte da Universidade Estadual de Londrina e produtora da Rádio Universidade FM, na mesma cidade, lança hoje às 19h no Teatro da Reitoria o livro Demétrio Stratos -Em Busca da Voz-Música. A obra surgiu da pesquisa de mestrado da autora, finalizada em 1993, e teve grande repercussão na Itália, onde já atingiu a quinta edição. A londrinense buscou compreender e refletir a “voz-música” e as capacidades vocais do artista italiano. Genial, polêmico e carismático, Demétrio Stratos deixou sua marca e grande saudade em todos os que apreciavam ou conheciam seu trabalho. Seu último disco foi lançado em 1978. Stratos faleceu vítima de câncer em junho de 1979, sendo na época homenageado com um tributo que contou com a presença de mais de 60 mil pessoas.
Voz-Música 2
O lançamento com noite de autógrafos será precedido da apresentação do vídeo Suonare la Voce, seguida do debate A Escuta da Voz e Suas Múltiplas Facetas, com participação do lingüista e ex-reitor da UFPR Carlos Alberto Faraco, do escritor Décio Pignatari e do historiador Fernando Bini, além do especialista em poética da imagem Eduardo Peñuela Cañizal, do filósofo Paulo Botas e da psicanalista Vânia Regina Mercer. Entrada franca.
Quarta Cósmica
Amanhã às 22h a Quarta Cósmica com Vadeco e Os Astronautas, no Cine Música Bar, recebe as bandas Barroca, trabalhos de música antiga e regional de Indioney Rodrigues, e Regra 4 (Samba funk). Ingressos a 5 reais.
BTG no Filo
O Balé Teatro Guaíra (BTG) é a grande estrela da primeira noite do 36.º Filo -Festival Internacional de Londrina – nesta sexta-feira, às 20h30, no Teatro Ouro Verde. O Balé apresenta o espetáculo O Segundo Sopro, aclamado pela crítica como um dos melhores do País. A coreografia leva a assinatura de Roseli Rodrigues, com trilha sonora do maestro Fabio Cardia.
Vampiromania
Estréia hoje às 20h no Hermes Bar o projeto Em Busca de Curitiba Perdida, em que até o dia 15, às terças e quintas, a companhia Êxedra de Pesquisa e Experimentação Teatral vai narrar textos das obras do vetusto Vampiro de Curitiba. No elenco estão Lalá Scremin, Jul Leardini e Sérgio Silva. Ingressos a 10, 8 e 5 reais.
Rabeca
A Fundação Cultural de Curitiba ainda está recebendo inscrições para a Oficina de Lutietagem Caiçara (Confecção de Rabeca), que acontece de 13 de maio a 3 de julho, no Centro Cultural Solar do Barão (Rua Carlos Cavalcanti, 533). As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h, sob a orientação de Aorélio Domingues Barbosa, construtor de instrumentos caiçaras e integrante da Casa de Fandango Mestre Eugênio (Ilha dos Valadares Paranaguá). A oficina aborda técnicas de construção e aperfeiçoamento da rabeca, um dos instrumentos mais populares em manifestações folclóricas no Brasil. Os interessados devem ter idade mínima de 17 anos. O curso custa R$ 150,00 (dividido em duas parcelas de R$ 75,00). Informações pelo telefone (41) 321-3373.
Terça Rock
Ainda de ressaca pelo Curitiba Pop Festival, o Birinites (Rua Trajano Reis, 326) recebe hoje, a partir das 22h, as bandas Relespública e Rockfellers, no projeto Terça Rock. Ingressos a 3 reais. Mais detalhes pelo telefone (41) 224-8650.
Baque Solto
O grupo de MPB Baque Solto é a atração de hoje às 21h no Salim Pub (Rua Lamenha Lins, 77). Ingressos a 4 reais.
Aquecimento para o Saul
Até sexta-feira, o Teatro Paiol sedia a Mostra Saul Trumpet de Música, uma espécie de aperitivo da grande premiação da música paranaense, que acontece sábado no Guairão. Toda noite, a partir das 20h30, acontecem shows de cantores e compositores curitibanos, com ingressos a 5 reais mais 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal). Hoje é a vez do instrumentista Rodolfo Reichmann, que integrou a Orquestra Harmônica do Paraná e já trabalhou com vários artistas brasileiros e estrangeiros. Amanhã é a vez do Trio Quintina, com música regional da melhor qualidade.