Ainda está na fase ?praticamente confirmado?, mas os mistérios em torno do antigo Curitiba Pop/Rock Festival – que já trouxe à cidade grandes atrações como Pixies e Weezer – aos poucos estão sendo revelados. O nome do evento, segundo fontes da produção, vai ser só Sonora, sem o festival. O local do evento ainda está em negociação e só deve ser anunciado juntamente com as vendas de ingresso. Mas as datas estão fechadas: 2 e 3 de setembro.
Entre as possibilidades quase fechadas, nada da banda inglesa Arctic Monkeys, possibilidade aventada ainda no primeiro semestre. As atrações devem mesmo ser as que correm a boca pequena na internet juntamente com outras nacionais, como os curitibanos Bonde do Rolê (se é que os caras podem ser considerados nacionais ainda, pois estão em turnê pelos Estados Unidos).
Das bandas ?gringas?, se tudo se confirmar, os fãs da música alternativa não terão do que reclamar. Na lista das possibilidades estão We are Scientists, Dogs, Razorlight, Fiery Furnaces, Violent Femmes (único confirmado oficialmente) e Brian Jonestown Massacre, além de mais um grande nome que pode vir, pode não vir, mas que certamente faria muito barulho. Até pela proximidade das datas, espere confirmações oficiais já na próxima semana.
Quem é quem
We Are Scientists – Sem contrariar o nome da banda (?Nós somos cientistas?), os integrantes do grupo oriundo de Nova Iorque ostentam caras de nerds. Seu disco With Love and Squalor foi considerado um dos melhores de 2005 pela crítica roqueira.
Dogs – Banda oriunda da excelente nova safra inglesa. Para os fãs de Strokes.
Razorlight – Se confirmado, o grupo chega ao Brasil logo após lançar seu segundo disco, que leva o mesmo nome da banda. Fazem um grande sucesso na Inglaterra, onde o vocalista Johnny Borrell gosta de se comparar ao polêmico vocalista do Oasis, Liam Gallangher.
Fiery Furnaces – Formado pelos irmãos Eleanor e Matthew Friedberger, que dizem amar o tropicalismo. Imitaram a capa do álbum de 1969 de Gilberto Gil na arte de seu primeiro disco e amam os discos antigos de Caetano Veloso.
Violent Femmes – Veteranos do college rock americano do final do anos 80 e começo dos anos 90. Ídolos de muitas das bandas que também irão se apresentar.
Brian Jonestown Massacre – Fazem um som psicodélico estilo californiano. Ficaram conhecidos através do documentário DiG!, que comparou sua trajetória a outra banda, a Dandy Warhols, onde uns alcançavam o sucesso, outros não. O Brian Jonestown são os que não ficaram famosos.