Uma das principais atrações da Corrente Cultural 2014, o baiano Lucas Santtana vem à Curitiba apresentar o seu sexto e mais novo álbum, “Sobre Noites e Dias”. O disco é um caldeirão com vários ingredientes interessantes: letras em português, inglês, espanhol e algo sussurrado em francês, arranjos de cordas, guitarras, batidas eletrônicas, participações de vários músicos, desde Thiago França e Kiko Dinucci, ambos do Metá Metá, até Bi Ribeiro, dos Paralamas do Sucesso, passando pelo rapper De Leve, conduzindo os versos de “Diário de Uma Bicicleta”, e Camila Pitanga, fazendo um beatbox na crônica moderna dançante “Funk dos Bromânticos”.

continua após a publicidade

O funk, aliás, é uma das amostras da diferença entre o disco anterior, “O Deus Que Devasta Mas Também Cura”, e o recém-lançado. “O disco anterior é mais na primeira pessoa, quase um diário. Esse novo sou eu mais cronista, alguém que observa e descreve a vida nesse começo de século”, diz Lucas Santtana ao Paraná Online.

“Sobre Noites e Dias” foi bancado através de um crowdfunding, ou seja, com o apoio financeiro de vários fãs. “É uma boa opção porque você entra em contato direto com as pessoas que gostam do seu trabalho”, justifica o cantor e compositor. O álbum, lançado em setembro virtualmente e em CD, chega essa semana em vinil.

Shows cá e lá

continua após a publicidade

O show na capital paranaense, que contará com transmissão do Pron e da ÓTV, será na Boca Maldita, ao ar livre, na rua. “Show na rua é sempre especial, porque tem aquela energia de rua. Gosto muito”, anima-se Lucas, lembrando que no final dos shows sempre tem um pessoal que vai para o palco e desatina a dançar.

Depois do show por aqui, há uma nova turnê na Europa. É a quinta turnê em quatro anos. “O trabalho lá esta cada vez mais sólido. Esperamos grandes shows, o  publico de lá é ótimo e diferente do daqui, sempre uma outra experiência”, conta o baiano.

continua após a publicidade

2015

Mesmo com o álbum lançado há poucos meses e uma série de shows, Lucas já está mirando o futuro. Será lançado no início do ano que vem um EP com seis versões mais reggae e dub das músicas de Raul Seixas. E o que mais? “Tem outras surpresas para o próximo ano também, mas prefiro guardar segredo ainda”.

Enio Vermelho Jr
Palco tomado por um pessoal durante o show de Lucas Santtana em São Paulo.