O espetáculo Pixaim, que estréia amanha no Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (Teuni), foi inspirada na antologia de contos contemporâneos de autores de origem africana.
Produzido pela Cia. Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo, ele faz parte da programação de comemoração dos 30 anos de carreira do artista e produtor Isidoro Diniz.
Sob direção de Rafael Camargo, Pixaim trata de questões do povo afrodescendente brasileiro, abordando situações cotidianas da vida dos negros no País. A narrativa é fragmentada, permeada por vídeos e imagens projetadas no palco que contextualizam a forte presença da cultura destas populações na nossa história.
A montagem conta com cinco atores negros em cena. “A idéia é mostrar a história e não reiterar apenas a escravidão. A forma como o negro é tratado hoje revela como eram tratados na época da escravidão e de como este imaginário se construiu e se manteve ao longo dos séculos”, explica Isidoro Diniz.
A peça fica em cartaz até 11 de outubro, e todas as sextas-feiras, após a apresentação, haverá um bate-papo aberto com convidados, abordando assuntos relativos à diversidade.
Serviço
Pixaim. De 11 de setembro a 11 de outubro – de terça a domingo, às 21h. (Atenção: de 15 a 20 de setembro as apresentações acontecem às 19h). TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná. (Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, 2.º andar). Reserva: (41) 9942-1879.A entrada é franca.