A participação de brasileiros em séries internacionais não é exatamente nova – em 2006, Rodrigo Santoro já estava no elenco de uma das maiores produções da época, Lost. Nos últimos anos, no entanto, o número de atores escalados em produções estrangeiras tem aumentado.

continua após a publicidade

Mais que isso, os brasileiros estão assumindo papéis importantes. Como protagonistas ou personagens centrais para as tramas, Rodrigo Santoro, Alice Braga, Wagner Moura e Marco Pigossi são alguns exemplos.

Se, em Lost, Santoro teve uma participação relativamente apagada – no papel do brasileiro Paulo, que apareceu em poucos episódios e terminou morto depois de picado por uma aranha-medusa -, em Westworld (HBO) ele ganha mais destaque. Na pele de Hector Escaton, o bandido mais procurado e temido do parque que dá nome à série, Santoro aparece em quase todos os episódios e conduz um personagem profundamente ligado à trama principal da ficção científica.

Alice Braga também tem uma sólida carreira internacional. Em 2007, interpretou Anna em Eu Sou a Lenda, com Will Smith, e atuou também nos filmes Repo Men, Predadores, Elysium, Cinturão Vermelho e A Cabana.

continua após a publicidade

Agora, Braga assume o papel de Teresa Mendonza, protagonista da série americana Queen of The South. No thriller criminal, Teresa é uma mulher mexicana que nasceu pobre, vê o namorado traficante ser assassinado e se refugia nos Estados Unidos, onde assume a liderança de um poderoso cartel de drogas.

Em 2015, Wagner Moura estrelou em uma das maiores produções da Netflix, Narcos, como o narcotraficante colombiano Pablo Escobar. Ficcional, mas baseada em fatos, a série retoma a história do Cartel de Medellín, que infiltrou cocaína nos Estados Unidos e na Europa. Embora a série continue, Wagner não faz parte da produção desde a segunda temporada, quando seu personagem foi executado por um policial.

continua após a publicidade

Em 2018, o ator Marco Pigossi decidiu não assinar mais contratos de longo prazo com a Globo. Logo depois, passou a integrar o elenco da série australiana Tidelands, da Netflix. Na história, Charlotte Best, uma ex-presidiária, volta para a vila onde nasceu e investiga a morte de um pescador. Pigossi interpretou Dylan Seager, braço direito de Adrielle (Elsa Pataky), líder de um bando bastante violento.

Durante a exibição da última temporada de Game of Thrones, da HBO, a aparição do personagem Robin Arryn, agora crescido, gerou fortes reações na internet. O intérprete, Lino Facioli, esteve na série desde o seu início, em 2011, e é de Ribeirão Preto. Outro nome que começa a despontar é o de Henry Zaga, o Brad da série adolescente 13 Reasons Why, da Netflix.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.