Muitos artistas plásticos e artesãos costumam rifar quadros, esculturas e outros trabalhos com o objetivo tanto de divulgar suas obras quanto de arrecadar dinheiro para a própria sobrevivência.
Em Curitiba, o ator e diretor de teatro Henrique Saidel, que integra a companhia Silenciosa, teve uma idéia semelhante, mas ainda tida como original: rifar uma performance teatral exclusiva.
Desde o último mês de agosto, ele vem comercializando bilhetes numerados de 000 a 999 com a intenção de poder realizar uma viagem para Belo Horizonte (MG), onde deseja participar, entre os dias 24 de outubro e 2 de novembro, do V Congresso Nacional da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace).
“No congresso e a partir do que acontecer na viagem, vou construir uma performance solo que irei apresentar ao ganhador da rifa. Minha intenção é criar uma maneira diferente de fazer com que o público participe da construção de uma obra. Todos que adquirem a rifa ficam na expectativa de algo que ainda vai acontecer”, comenta o ator.
O sorteio da rifa será realizado no próximo dia 22, pela loteria Federal. Até agora, Henrique já vendeu cerca de trezentos números (R$ 2,00 cada um). “Depois que eu voltar de Belo Horizonte, o ganhador poderá escolher quando e onde a performance será realizada e se a mesma será feita somente para ele ou para um número maior de pessoas”, diz. As rifas serão comercializadas até o próximo dia 21. Para mais informações, o público pode acessar www.projetorifa.blogspot.com.