A Associação Cultural Amigos da Arte realiza nos dias 29 e 30 de julho, no Centro Cultural Gilberto Mayer, a Oficina Fundamentos e Métodos da Interpretação Épica. As inscrições custam R$ 20 e podem ser feitas no local.
Segundo o oficineiro, Alfredo Cruz, a idéia é propor aos alunos um estilo de teatro que não admita somente as sensações, as intuições e os impulsos próprios, mas sim um processo teatral que produza pensamentos e sentimentos. "Queremos propor inúmeras possibilidades de representações através de uma interpretação que permita liberdade e mobilidade ao espírito do espectador", explica.
A teoria do teatro épico, segundo Alfredo, foi formulada Bertolt Brecht durante mais de 30 anos, nos quais encenou e escreveu peças, concebeu textos teóricos e redigiu importantes anotações em seu diário de trabalho. O teatro épico brechtiano se estruturava como uma pedagogia do espectador, tendo em vista que este poderia fruir mais prontamente o espetáculo à medida que conhecesse melhor o aparato constituinte de uma encenação.
Dentro desta lógica brechtiana, a oficina pretende garantir ao aluno espaço para que este possa colocar em prática, pequenas atitudes ou pensamentos ilógicos que possui em pequenos espaços de raciocínio. "É a idéia do palco rasgando as cortinas porque quer revelar e questionar a si mesmo, contrapondo ao ilusionismo do teatro dramático e defendendo a cena enquanto arte, deixando à mostra suas causas e seus efeitos", complementa.
Serviço:
Oficina : Oficina Fundamentos e Métodos da Interpretação Épica
Data: 29 e 30 de julho
Horário: 29/07 (sábado) – 9h às 12h e 14h às 19h.
30/07 (domingo) – 14h às 19h.
Local: Centro Cultural Gilberto Mayer – Sala Ana Botafogo
Valor: R$ 20,00
Informações: (45) 9925-2661 e 3228-4311