Amor e morte. Tragédia e comédia. Encontros e desencontros. Cinco histórias. Vários casamentos e até velório. Tudo isso num só palco, em um só espetáculo. Uma tragédia carioca: à moda Nelson Rodrigues. É o que a Cia. Paulista de Artes apresenta em Curitiba, no próximo dia 20, durante o Festival de Teatro. Para a estréia da peça As noivas de Nelson, às 21h, a Casa Vermelha estará vestida de noiva, de véu e tudo.
O texto é de Nelson Rodrigues, adaptado pelo diretor Marco Antônio Braz. Para assistir a direção foi convidada a atriz Anamaria Barreto, que também está no elenco, junto com outros nove atores. Como apresenta o produtor, Marcelo Peroni, a peça é baseada em textos de A vida como ela é, publicadas no Última Hora, nos anos 50s/60s. ?É um trágico que beira o cômico. Vamos falar de casamento, essa questão que ainda gera muitos anseios e ansiedades nas pessoas?, comenta.
Como ele diz, são várias oportunidades: ?Vários noivos passarão pelo palco, em diversas situações e, é claro, em situações segundo a ótica mais ampliada de Nelson Rodrigues?, afirma Peroni. Serão cinco histórias curtas. A peça é resultado de muita pesquisa e também uma vontade antiga. ?Há quase cinco anos a companhia vislumbrava esse projeto. A vontade de fazer Nelson Rodrigues era antiga. Foi uma experiência nova e interessante?, completa. Por que o autor? ?Ele traduz muito do que as pessoas pensam e vivem, no dia-a-dia, mas que não têm coragem de revelar?, comenta o produtor.
Festival
A peça terá a estréia nacional em Curitiba. A expectativa do grupo, como diz Marcelo, é grande. ?Quisemos lançar aqui no Festival de Teatro de Curitiba, no Fringe, pois é uma mostra que tem proposta inovadora e diferente. É uma vitrine legal. O público de Curitiba é um público ligado em arte. E a cidade é o lugar propício para brindarmos esse momento importante?, conclui o produtor.
Companhia
A Cia. Paulista de Artes, núcleo cooperado da Cooperativa Paulista de Teatro tem quase 17 anos de atuação. Em 2006, eles já estiveram no Festival de Teatro de Curitiba, com as peças Cobrindo a megera, de olho na fera!, espetáculo de rua escrito por Rosangela Brigoni, dirigido por Marcelo Peroni, vencedor de nove prêmios; e Jogos na hora da sesta, de Roma Mahieu, adaptada e dirigida por Jorge Julião.
Serviço
Em Curitiba, As noivas de Nelson será apresentada na Casa Vermelha, nos dias 20 às 21h, 21 às 12h, 22 às 18h e no dia 23 às 21h. Os ingressos custam entres R$ 7 e R$14. Em São Paulo, a peça estréia no dia 28 de março e fica em cartaz no Centro Cultural São Paulo, Sala Jardel Filho, até o dia 4 de maio, de sexta a domingo.
Ficha Técnica
Elenco:
Aline Volpi
Anamaria Barreto
Ana Paula Castro
Basilides Ortega
Edivaldo Zanotti
Marcelo Peroni
Marici Nicioli
Rosangela Torrezin
Vivi Masolli
Vladimir Camargo
Cenários e Figurinos: Juliana Fernandes. Iluminação: Guilherme Bonfanti. Sonoplastia: Marco Antônio Braz. Produção: Marcelo Peroni e Marici Nicioli. Fotografia: João Ballas. Projeto Gráfico: Rosangela Torrezin.