Um excelente programa este final de semana é a peça O Carrasco, que o grupo Amok apresenta até domingo, sempre às 20h30, no Teatro HSBC/Palácio Avenida. O espetáculo vem de duas temporadas de sucesso no Rio e em São Paulo. Uma das razões da boa recepção de público e crítica é a atuação do elenco, formado por Stephane Brodt, Marcus Pina e Renata Collaço.
A encenação é em torno de um personagem exaltado e solitário, sobre quem pesa o sangue dos milênios, que é perseguido por seus tormentos. A reação do Carrasco é um mergulho na questão central da obra do escritor sueco Pär Lagerkvist: qual o sentido da vida se, quando interrogado, Deus não responde?
O Carrasco, que tem direção de Ana Teixeira, foi atração do festival de teatro de Belo Horizonte e foi indicado ao Prêmio Shell. É inspirado no romance homônimo de Pär Lagerkvist. Não se trata de uma adaptação ou transcrição da obra literária para a cena. O romance foi o ponto de partida de um percurso que levou o grupo a diversas direções, visitando diferentes autores, estilos e personagens, até chegarem a uma peça original inspirada em obras de Pär Lagerkvist, Ingmar Bergman e Jean Genet.