João Emílio Gerodetti (à esquerda), engenheiro químico, Carlos Cornejo, jornalista, escritor, fotógrafo e produtor gráfico. |
O livro As ferrovias do Brasil é um trabalho documental que nasce da constatação de que um dos maiores e mais significativos repositórios visuais sobre as estradas de ferro que trafegaram pelo País, em termos de importância histórica e qualidade fotográfica, é o representado pelas imagens contidas em cartões-postais, importantes testemunhas de uma vasta e quase desconhecida iconografia, retratando aspectos de interesse histórico e documental, num acervo até agora não devidamente preservado nem valorizado.
A obra contém capítulos sobre a história da implantação das ferrovias no Brasil e percorre, como faria um turista no tempo e no espaço, as dezenas de estradas de ferro que se espalhavam pelo território nacional, tais como: Central do Brasil, São Paulo Railway, Great Western, Madeira – Mamoré, Oeste de Minas, Leopoldina, Mogiana, Sorocabana, Paulista, Noroeste do Brasil, Rede Mineira de Viação, São Luís – Teresina, Curitiba – Paranaguá, Viação Férrea do Rio Grande do Sul e inúmeras outras.
Com uma versão em português e outra em inglês, e impresso com aprimorada qualidade gráfica, nas suas 260 páginas apresenta um acervo de 555 imagens, constituindo-se num documento inestimável, já que muitas das vistas são raridades e, em alguns casos, últimos remanescentes de fotografias retratando cenários já inexistentes que o livro preserva como documentos inestimáveis de sua época.
Produto de mais de dois anos de pesquisa, esta obra é sem dúvida a mais ambiciosa já editada sobre o conjunto das estradas de ferro brasileiras, já que foram analisadas milhares de imagens, consultadas mais de duzentas obras de referência e contatados dezenas de especialistas sobre as ferrovias citadas.
Serviço: Segue abaixo relação de lojas em São Paulo e Curitiba que vendem o livro As ferrovias do Brasil, que se encontra disponível também na versão em inglês como Railways of Brazil in postcards and souvenier albuns. Em Curitiba: pode ser encontrado na – FNAC Curitiba – Park Shopping Barigüi – Telefone (41) 2141-2000.
Em São Paulo: FNAC Pinheiros – Av. Pedroso de Morais, 858 – Telefone (11) 4501-3000; FNAC Paulista – Av. Paulista, 901 – Telefone (11) 2123-2000.
Livraria Cultura – Conjunto Nacional – Av. Paulista – Telefone (11) 3170-4033
Livraria Cultura – Shopping Vila Lobos – Telefone (11) 3024-3570.
Trem cargueiro tracionado pela locomotiva n.º 302, cujo tênder ostenta
a sigla da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande.
No quilômetro 65,2 a fenda na
montanha chamada Garganta do Diabo.
Trecho da Rua da Praia, Paranaguá.
A primeira Estação de Antonina, no ramal de Morretes a Antonina.
Estrada de ferro do Paraná – Estação de Morretes.
Túnel n.º 5, também chamado Túnel do Rochedo.
Estrada de ferro Curitiba – Paranaguá.
Estação de Curitiba, no quilômetro 110,3 da
Estrada de Ferro do Paraná, por volta de 1900.