As ferrovias do Brasil nos cartões-postais

O livro As ferrovias do Brasil é um trabalho documental que nasce da constatação de que um dos maiores e mais significativos repositórios visuais sobre as estradas de ferro que trafegaram pelo País, em termos de importância histórica e qualidade fotográfica, é o representado pelas imagens contidas em cartões-postais, importantes testemunhas de uma vasta e quase desconhecida iconografia, retratando aspectos de interesse histórico e documental, num acervo até agora não devidamente preservado nem valorizado.

A obra contém capítulos sobre a história da implantação das ferrovias no Brasil e percorre, como faria um turista no tempo e no espaço, as dezenas de estradas de ferro que se espalhavam pelo território nacional, tais como: Central do Brasil, São Paulo Railway, Great Western, Madeira – Mamoré, Oeste de Minas, Leopoldina, Mogiana, Sorocabana, Paulista, Noroeste do Brasil, Rede Mineira de Viação, São Luís – Teresina, Curitiba – Paranaguá, Viação Férrea do Rio Grande do Sul e inúmeras outras.

Com uma versão em português e outra em inglês, e impresso com aprimorada qualidade gráfica, nas suas 260 páginas apresenta um acervo de 555 imagens, constituindo-se num documento inestimável, já que muitas das vistas são raridades e, em alguns casos, últimos remanescentes de fotografias retratando cenários já inexistentes que o livro preserva como documentos inestimáveis de sua época.

Produto de mais de dois anos de pesquisa, esta obra é sem dúvida a mais ambiciosa já editada sobre o conjunto das estradas de ferro brasileiras, já que foram analisadas milhares de imagens, consultadas mais de duzentas obras de referência e contatados dezenas de especialistas sobre as ferrovias citadas.

Serviço: Segue abaixo relação de lojas em São Paulo e Curitiba que vendem o livro As ferrovias do Brasil, que se encontra disponível também na versão em inglês como Railways of Brazil in postcards and souvenier albuns. Em Curitiba: pode ser encontrado na – FNAC Curitiba – Park Shopping Barigüi – Telefone (41) 2141-2000.

Em São Paulo: FNAC Pinheiros – Av. Pedroso de Morais, 858 – Telefone (11) 4501-3000; FNAC Paulista – Av. Paulista, 901 – Telefone (11) 2123-2000.

Livraria Cultura – Conjunto Nacional – Av. Paulista – Telefone (11) 3170-4033

Livraria Cultura – Shopping Vila Lobos – Telefone (11) 3024-3570.


Trem cargueiro tracionado pela locomotiva n.º 302, cujo tênder ostenta
a sigla da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande.


No quilômetro 65,2 a fenda na
montanha chamada Garganta do Diabo.


Trecho da Rua da Praia, Paranaguá.


A primeira Estação de Antonina, no ramal de Morretes a Antonina.


Estrada de ferro do Paraná – Estação de Morretes.


Túnel n.º 5, também chamado Túnel do Rochedo.


Estrada de ferro Curitiba – Paranaguá.


Estação de Curitiba, no quilômetro 110,3 da
Estrada de Ferro do Paraná, por volta de 1900.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo