As diferenças entre arte e design

O universo de um dos mais talentosos designers brasileiros estará em exposição esta semana em Curitiba. O carioca radicado em São Paulo Rico, Lins traz, a partir de terça-feira, a exposição Uma gráfica de fronteira, que reúne mais de 80 de seus trabalhos, na Galeria Caixa Cultural. O público poderá conferir de perto cartazes de cinema, de teatro, capas de revista, ilustrações, entre tantos outros trabalhos. Antes de o evento começar, o designer vai ministrar uma palestra amanhã no Teatro da Caixa.

Lins conta que a ideia de realizar uma exposição surgiu de uma conversa de anos atrás que teve com Agnaldo Farias, curador do evento. “O Agnaldo achou que seria interessante mostrar um trabalho de design que falasse como é feito este processo e a visão do que é isso. As pessoas irão ver projetos recentes e também antigos, produções mais experimentais, animação, etc. Há ainda um elemento importante na mostra, que é um banner gigante, impresso em alta resolução, que faz uma diferenciação de épocas, revelando que a fronteira do design e da arte é algo fascinante, em que ao mesmo tempo em que separa, unifica”, revela.

O designer fala que o seu trabalho busca variações de tamanhos e formato que tanto a arte quanto o design exprimem. “O interessante é que quando um selo vira um cartaz ou vice-versa, não é apenas a função ou o tamanho que se alteram, todavia, a sua relação com o público que está apreciando o trabalho”, avalia.

Sobre Curitiba, Lins tece os mais diversos elogios. Ele demonstra estar bem empolgado em trazer a exposição até a capital paranaense. “Estou certo que o público curitibano, tanto o leigo quanto o que entende de design, irá gostar desta mostra. É ótimo poder mostrar este trabalho, uma vez que a cidade tem uma boa relação com o design e também porque é uma das poucas capitais brasileiras que ainda guardam uma certa dimensão urbana. Coincidentemente, a mostra estará em cartaz no mesmo período em que acontece a Bienal do Design, em setembro. Acredito que isto vai ajudar a trazer uma tensão diferente para a exposição”, encerra.

Serviço

Exposição Rico Lins – Uma gráfica de fronteira.
De 24 de agosto a 24 de outubro, na Galeria da Caixa Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro).
Entrada gratuita. Palestra: amanhã, às 19h30, no Teatro da Caixa (ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 17h30). Informações: (41) 2118-5114.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna