As Crônicas de Nárnia estréiam nos cinemas com um dos episódios da série

Com mais de 65 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, ?As Crônicas de Nárnia? são um dos clássicos da literatura infanto-juvenil mais apreciados por seguidas gerações. Publicado em 1950, O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa é o segundo volume das histórias, seguindo-se a O Sobrinho do Mago. Porém, a estréia nos cinemas amanhã (09/12) da segunda crônica deve despertar o interesse em novos leitores e fãs.

E para os interessados em conhecer esse fascinante mundo imaginário, os dez primeiros clientes que comprarem um exemplar do livro ?As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa?, (editora Martins Fontes, 750 pág, R$ 84,50) nas lojas da Livrarias Curitiba do Shopping Estação, do Shopping Curitiba e do ParkShopping Barigüi vão ganhar um ingresso individual para ver o filme. A entrada é válida para as sessões de segunda a quinta-feira, exceto feriados.

Enredo

Em O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, quatro crianças [Peter, Lucy, Edmund e Susan] vão viver numa nova casa. Lá encontram um guarda-roupa que é na verdade um portal mágico para o mundo de Nárnia, uma terra povoada por animais falantes e outros seres fantásticos.

O lugar é dominado por uma feiticeira e é inverno todo o tempo, mas uma profecia indica que tudo mudará quando quatro reis e rainhas sentarem nos quatro tronos do castelo de Cair Paravel. A feiticeira tenta matar as crianças para impedir a volta do verdadeiro soberano de Nárnia, o magnífico leão Aslan. As aventuras sucedem-se, as crianças crescem e tornam-se adultos, mas quando retornam para o mundo real ainda são crianças, pois a passagem do tempo não é igual nos dois universos.

Começo

As novas edições de As Crônicas de Nárnia trazem os livros numa ordem diferente da que foi escrita por C.S. Lewis, e O Sobrinho do Mago é geralmente a primeira história, porque explica a origem do armário mágico e narra a criação de Nárnia (na verdade, O Sobrinho do Mago foi o sexto livro da série original).

As crianças Digory Kirke e Polly Plummer flagram o tio de Digory em plenos experimentos mágicos. Acabam usando anéis que os transportam ao mundo de Charn, congelado no tempo, onde despertam a malvada rainha Jadis, que os segue até outro mundo, Nárnia. Lá ela revela ser uma feiticeira (a mesma de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa) e o leão Aslan tem que entrar em cena para controlar a situação. No final, Digory volta para o mundo real com uma maçã mágica que vai curar a doença de sua mãe.

Ele planta o caroço da maçã no quintal e, anos depois, quando Digory já é um velho professor, um raio derruba a macieira e a sua madeira é usada para construir um guarda-roupa, o mesmo da história anterior.

Os volumes seguintes contam várias outras aventuras nas terras de Nárnia, misturando personagens do mundo real – as crianças do primeiro episódio, que agora são reis e rainhas – com um vasto elenco de narnianos. Pela ordem atual de publicação, seguem-se O Cavalo e Seu Menino, Príncipe Caspian, A Viagem do Peregrino da Alvorada, A Cadeira de Prata e A Última Batalha.

As Crônicas de Nárnia são, teoricamente, livros para crianças, mas muitos adultos se encantam com as fábulas. Talvez porque por trás delas esteja uma base com séculos de história, nada menos que a Bíblia dos cristãos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo