A peça ?As confidências da Gorda e o Rato?, que será apresentada nesta sexta, sábado e domingo, no Teatro da Caixa, é uma tragicomédia romântica em um ato que ilustra de maneira divertida os medos e sonhos de Angélica e Antônio, enquanto buscam soluções para suas vidas solitárias.

continua após a publicidade

Angélica, às voltas com a ditadura da beleza e complexos que foram inchando-a ao longo de seus trinta anos, sonha em ser dona de uma grande voz. Tem por guia divas como Aretha Franklin, Dinah Washington, Irma Thomas, Ann Sexton, Billie Holliday, Etta James; e como cúmplice de vida seu fiel Antônio (o rato). Com ele divide suas angústias e descobertas enquanto procura o verdadeiro sentido da vida. Sempre, é claro, no compasso do melhor da soul music, o que faz da trilha sonora uma atração a mais para os fãs deste estilo.

Isolada em seu minúsculo quarto, ela sofre e vive reflexos da solidão até encontrar no rato Antônio a companhia e cumplicidade necessárias para alcançar seus maiores objetivos: ser uma estrela, ter seu próprio show. Entre um ensaio e outro, Angélica e o magrelo Antônio descobrem-se, em comportamento e temperamento. Sedenta por companhia, por um beijo, pergunta-se sobre o sentido das coisas, sobre o sentido da vida.

Espetáculo para rir e se emocionar

continua após a publicidade

Co-escrita, dirigida e encenada por Calu Monteiro e Tatiana Blum, ?As confidências da Gorda e o Rato? faz a platéia se emocionar e rir. O certo é que é impossível passar indiferente pelo espetáculo que trata de forma surpreendente temas cotidianos que fazem do ser humano um ?bicho esquisito?, complexo. Não há como não se identificar com algum dos momentos da peça. Afinal, quem nunca ficou feliz ao perder uns centímetros, ou nunca resistiu àquele sanduíche proibido, ou nunca sonhou com ?aquele? beijo…                                            

De acordo com Calu Monteiro, a intenção foi montar um espetáculo partindo de temas aparentemente comuns, mas com riqueza de reflexões acerca dos pequenos gestos e simples palavras que podem transformar a vida de seres humanos, especialmente dos ?urbanos e carentes de sorriso inteligente?.

continua após a publicidade

Já Tatiana Blum destaca que a idéia foi unir dois seres, um com excesso e outro com falta de peso (não necessariamente físico), colocando-os em situações em que um procura os refletores enquanto o outro usa a sombra para se proteger, ?mas juntos querem a mesma coisa: ser feliz?.

Serviço
?As confidências da Gorda e o Rato?.
Teatro da Caixa, de 31 de março a 2 de abril.
Sexta e sábado às 21 horas e domingo às 19 horas.
Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280).
Informações 3321-1999.