A nova diretora do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), Marisa Villela, tomou posse ontem, anunciando que vai trabalhar para integrar a programação com a Região Metropolitana de Curitiba e o interior do Paraná. Marisa também garantiu que os artistas paranaenses terão ?vez e voz? na administração do Guaíra, e afirmou que os corpos estáveis, técnicos e funcionários da casa vão ter todo o respeito da direção.
?O Guaíra tem a missão de abrir suas portas a quem ainda está longe dele. Agradeço a confiança do governador Roberto Requião, e manifesto meu respeito pelos 380 funcionários da casa, que continuarão a ser a melhor equipe técnica do Brasil?, disse Marisa em seu discurso de posse. A solenidade, realizada no hall do Guairão, em Curitiba, teve a presença de dezenas de pessoas, entre artistas, produtores culturais, funcionários do CCTG, secretários de Estado e outras autoridades.
?Fazemos parte de um governo que governa para quem mais precisa dele. Por isso, daremos atenção a programas como o Festival de Arte da Rede Estudantil (Fera). Também iremos avançar na integração com os vizinhos da América Latina. Além disso, as portas estão abertas a todos os artistas do Paraná?, afirmou a nova diretora.
Uma reforma geral no prédio do teatro, que tem 50 anos, está entre as prioridades da nova direção. ?O Guaíra está envelhecendo, e precisamos cuidar dele para que envelheça com dignidade?, falou Marisa. Ela anunciou o lançamento de um novo projeto, que será executado em parceria com a Paraná Educativa. O ?Canta Paraná? foi concebido para dar espaço aos músicos do Estado nos auditórios do CCTG e na programação das emissoras de rádio e televisão do Estado.
A nova diretora artística do Guaíra, Lu Rufalco, informou que resolver a situação funcional dos integrantes corpos estáveis – a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra e o Guaíra 2 Cia. de Dança – é um dos objetivos da nova diretoria. ?O desejo do governador é resolver esse problema de forma definitiva?, explicou.