Foto: Divulgação |
Troféu Gralha Azul, prêmio máximo da arte cênica. continua após a publicidade |
Hoje à noite acontece a cerimônia de entrega da 27.ª edição do Troféu Gralha Azul, no Guairinha, com entrada franca. A premiação, que acontece anualmente, é dirigida aos profissionais do teatro paranaense que atuaram em 2006 nas diversas categorias e funções.
A lista dos indicados foi divulgada pelo Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), que realiza a premiação em parceria com o Sated/PR e o Seped/PR – entidades representativas da área das artes cênicas. O Troféu Gralha Azul conta com 18 categorias e dois prêmios especiais, que serão conhecidos hoje.
Seis espetáculos do Festival de Teatro de Curitiba estão concorrendo ao Troféu Gralha Azul, nas categorias Espetáculo e Espetáculo para Criança. Os concorrentes são A queda, Graphic, Werther, O trenzinho do caipira, Os saltimbancos e Tuíke.
Além do prêmio Gralha Azul, o vencedor na categoria Espetáculo receberá também o troféu Epidauro, concedido pelo consulado da Grécia para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através do cônsul honorário professor Constantino Comninos. As peças indicadas ao prêmio de melhor espetáculo são avaliadas por um júri nacional em suas apresentações durante o festival.
Criado em 1974, o Troféu Gralha Azul foi o primeiro troféu oficial a homenagear os artistas e técnicos do Teatro no Paraná, tornando-se um marco de reconhecida importância nas artes do nosso Estado.