Carlos Eduardo Zimmermann, Eleuthério Netto, Geraldo Zamproni, Juares Matter, Olavo Tenório e Rossana Guimarães. Estes são os seis artistas plásticos paranaenses que participam da exposição ?A Arte de Amar?, que começa amanhã no ParkShopping Barigüi. A exposição apresenta seis instalações criadas com exclusividade pelos artistas para o evento. O tema de todas as obras é o coração, principal ícone do amor.
A obra de Zimmermann foi concebida a partir da frase ?Só um outro é capaz de nos dar inteiramente a nós mesmos?. A frase está aplicada sobre a pintura de um coração. ?Meu objetivo é o de estimular o relacionamento a partir da complementação afetiva?, explica o artista. Uma asa de aproximadamente dois metros é a instalação de Eleuthério Netto. A obra representa a asa de cupido produzida com penas brancas. O artista se inspirou numa asa que possui em casa e que fica refletida num espelho. O formato final é de um coração. ?No amor procuramos uma pessoa que tenha afinidades e seja semelhante, por isso a inspiração no reflexo do espelho?, observa Netto. A instalação ficará suspensa num cabo de aço.
Ontem, ao luar é o nome da instalação criada por Geraldo Zamproni para a exposição. A obra é composta por quatro elementos criados com arame de alumínio, remetendo os casais de namorados a um ambiente de intimidade. O curitibano Juares Matter usou como tela para a sua pintura acrílica uma base de vidro temperado de 10 mm, no tamanho de 2×2 metros. Instalada sobre tecido prata e com iluminação especial, a obra ?Coração? é inspirada no movimento do sentimento amor.
Olavo Tenório combinou madeira e cristais austríacos para criar a obra Harpa do Amor. A escultura em madeira remete ao instrumento, cujas cordas foram confeccionadas por cristais, que formam o desenho de um coração. A instalação de Rossana Guimarães remete a dois momentos criativos da artista, 1985 e 98, quando ela usou muito a figura de caixas em suas obras. Dessa vez, ela construiu uma grande caixa de madeira, com vários corações de papel dentro, todos com dobras e recortes diferentes. Segundo a artista, Caixa de corações mostra que cada um tem uma maneira própria de amar e que toda maneira de amor vale a pena.
?A Arte de Amar? faz parte da programação do ParkShopping Barigüi para comemorar o Dia dos Namorados. Além da exposição, a praça central do shopping será transformada em palco musical. Diariamente, de 3 a 16 de junho, às 12h30, o cantor Sérgio Henrique se apresenta com violão e gaita de boca; às 17h, show com a cantora Rogéria Hotz e o instrumentista Ezequiel Piaz, considerado atualmente um dos grandes violonistas do Brasil. A programação termina às 20h30 com Saul Trumpet e Paulo Sabbag. ?Queremos inspirar os namorados com arte e boa música, proporcionando um momento diferente no relacionamento a dois. Esse é o nosso presente aos namorados e à cidade?, destaca Mariane Wiederkehr, gerente de marketing do Park-Shopping Barigüi.