São muitos os atores do Paraná que alcançaram reconhecimento nacional e conquistaram espaço na TV e no cinema. Porém, neste ano de 2008, os veteranos Ary Fontoura e Letícia Sabatella e a estreante na TV Katiuscia Canoro estão entre os que mais se destacaram.

continua após a publicidade

Humor

Katiuscia Canoro, de 29 anos de idade, é nascida em Curitiba, começou a atuar com 14 anos, ainda no colégio, e ganhou destaque como humorista, no programa Zorra total. Como a ex-prostituta e emergente Lady Kate, ela alcançou o sucesso e conquista o grande público todos os sábados à noite, com os bordões “Tô pagano” e “Dinheiro eu tenho, só me falta-me o gramour”. A personagem foi criada pela própria atriz, que no teatro já atuou em espetáculos como O auto da compadecida, Mulheres de Chico, Gatos musical rock, D. Graça, PoutpouRir e Pânico no mercado.

Cineasta

continua após a publicidade

Letícia Sabatella, de 37 anos, nasceu em Belo Horizonte (MG). Porém, veio para a capital paranaense ainda pequena e, na cidade, através de aulas de teatro e balé, deu início à sua carreira artística. Com o documentário Os palhaços sagrados da tribo Krahô – que fala sobre a alegria dos integrantes as tribo indígena Hotxuás – fez sua estréia, em 2008, como cineasta, conquistando vários elogios. Nos últimos meses, para fechar o ano com chave de ouro, foi confirmada no elenco de Caminhos da Índia, novela de Glória Perez, que irá ter início em 2009. Na obra, Letícia irá interpretar uma psicopata, a primeira vilã de sua carreira televisiva.
A atriz conquistou a fama no início da década de noventa, quando participou da novela O dono do mundo, da Rede Globo, já tendo realizado muitos outros trabalhos de destaque na televisão. Em maio deste ano, também na Globo, ela terminou de gravar a novela das 18 horas, Desejo proibido, onde interpretou a sofrida personagem Ana.

Vilão

continua após a publicidade

Ary Fontoura, nascido na capital paranaense, no ano de 1933, dispensa maiores apresentações. Este ano, ele interpretou mais um dos grandes personagens de sua carreira, o mordomo Silveirinha, da novela ainda em cartaz A favorita, de João Emanuel Carneiro. Dissimulado, mentiroso e mau caráter, o mordomo dificilmente será esquecido e, mais uma vez, rendeu uma série de reconhecimentos ao talento do ator. Em 2009, Ary deve estar no elenco de Caras e bocas, próxima trama das 19 horas da Globo, que será assinada por Walcyr Carrasco. Do mesmo autor, ele já participou de Sete pecados (que teve início em 2007 e foi até o último mês de fevereiro), onde interpretou Romeu.

Mais

Entre outros atores paranaenses com destaque nacional estão Guta Stresser (a Bebel, de A grande família), Dig Dutra (que interpreta a personagem Abadia, de Zorra total), Maria Fernanda Cândido (que recentemente estrelou a minissérie Capitu), Grazi Massafera (no ar como a protagonista de Negócio da China), Luís Mello (que está no elenco de Casos e acasos), Fernanda Machado (também em Casos e acasos) e Simone Spoladore (que está participando das filmagens de Elvis & Madonna, que logo estará em cartaz nos cinemas).