Integrantes do Fórum das Entidades Culturais de Curitiba e Região Metropolitana, do Fórum Permanente do Paraná e da Comissão de Educação, Cultura e Esporte se reuniram ontem, no Plenário da Assembléia Legislativa, em Curitiba, para pleitear 1% do orçamento do Estado à cultura. A reunião fez parte de um movimento nacional pelo percentual, e teve como objetivo sensibilizar os deputados quanto à questão. A iniciativa partiu do deputado Tadeu Veneri (PT), presidente da Comissão de Educação da Casa.
Segundo o maestro Oswaldo Aranha, atualmente apenas 0,3% do ICMS do Estado é destinado à cultura. Este ano, esta fatia representa R$ 34.184.529,00. “Este valor possibilita apenas a manutenção da Secretaria de Estado da Cultura e de suas unidades. Caso o 1% seja aprovado, precisamos que a diferença de 0,7% seja destinada à criação de uma programação cultural no Paraná”, afirma.
A coordenadora-geral do Fórum das Entidades Culturais de Curitiba e Região Metropolitana, Eliane Berger, revela que a luta é para que 1% do orçamento comece a ser repassado já em 2004. Ela acredita que a cultura no Paraná está parada por falta de apoio. “Falta uma política de cultura e de ação cultural no Estado”, declara. “Se conseguirmos a percentagem que queremos, teremos que realizar um estudo de orçamento e detalhar as ações culturais, evitando que todo o dinheiro seja usado apenas nas ações governamentais.” Durante a reunião, os participantes fizeram a leitura de uma série de documentos explicando a necessidade do repasse de 1%.