Neste domingo (09) os artistas chilenos e espanhóis integrantes do grupo Colectivo Naves – idealistas da exposição Hij@ de Ladrón que abre na próxima terça-feira, em Cascavel – ministram um Workshop sobre suas técnicas artísticas no Museu de Arte de Cascavel (MAC). As atividades acontecem no próprio MAC, das 8h30 às 11 horas e das 14 às 17 horas. As inscrições podem ser feitas na hora, sem custos, sendo que todos os interessados podem participar sem restrições.
O workshop terá início com o Café com Arte, onde os artistas apresentam um pouco da trajetória de cada integrante aos cascavelenses. Em seguida, trabalharão com uma dinâmica inusitada. "A didática é baseada na cultura original dos oficineiros, sendo que boa parte deles enfrentou a ditadura chilena e têm muito a retratar. O objetivo deste workshop é trabalhar alguma questão histórica do Brasil, fazendo relação entre nossas culturas, e compartilhar ferramentas de trabalho", explica o coordenador de Artes Visuais, Jeferson Kaibers.
Segundo ele, tanto na exposição quanto na oficina, os artistas trabalham em cima de imagens próprias. "Fazem intervenções com carteiras de identidades e pretendem montar idéias em torno das memórias latino-americanas, principalmente ligadas à ditadura", completa Kaibers.
Os interessados pelo workshop devem trazer uma fotocópia da carteira de identidade e uma página de livro sobre História do Brasil (fotocópia) entre o período 1973 e 1990. Mais informações pelo telefone (45) 3321-2121 (MAC).
Exposição
Hij@ de Ladrón é uma mostra com integrantes chilenos, mas com intermédio de espanhóis. "É uma realização do grupo espanhol Colectivo Naves e diz respeito à queda da ditadura no Chile, período em que os artistas viveram fatos dramáticos", explica Jeferson Kaibers. "A participação dos próprios chilenos, no entanto, foi articulada pela artista Rosa Apablaza, que abriu um projeto onde qualquer artista podia aderir por afinidade. Esta idéia atraiu 47 integrantes, boa parte do Chile", completa ele.
A abertura da mostra Hij@ de Ladrón em Cascavel será terça-feira, dia 11 de setembro, no Museu de Arte de Cascavel, com abertura prevista para as 20 horas. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 19 horas. A exposição é uma realização da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura.