O teatro não conquista apenas a tela grande do cinema. Mas também a televisão. O Canal Brasil acaba de lançar a série “Teatro Sem Fronteiras”. No programa, Evaldo Mocarzel e Ava Rocha mostram trechos de importantes espetáculos da cena paulistana dos últimos anos. Os diretores elegeram montagens pouco convencionais, que demonstram um uso diferente dos espaços e dos recursos cênicos.
Documentarista e dramaturgo, Mocarzel registrou o processo de criação de diversas companhias, entre elas o Teatro da Vertigem, Os Fofos Encenam, a Cia. Livre, Os Satyros. Muitos desses registros devem se transformar em longas-metragens, que já estão em fase de finalização. Mas também serviram de subsídio para a nova série.
Em programas de 25 minutos, será possível acompanhar trechos dos espetáculos, mesclados a passagens que dão conta de sua concepção e de sua trajetória de apresentações, por lugares tão distantes como Pernambuco, Santa Catarina e Acre.
No domingo, dia 13, será exibido “Assombrações do Recife Velho”. O programa mostra o espetáculo do grupo Os Fofos, inspirado na obra de Gilberto Freyre. Na peça, que entrou em cartaz em 2005, o dramaturgo Newton Moreno partiu de lendas e episódios misteriosos da cultura nordestina. E concebeu uma comédia de ares fantásticos. Ainda em novembro, o público poderá acompanhar “Kastelo”. Última produção do Teatro da Vertigem, a peça tem dramaturgia assinada pelo próprio Mocarzel e olha as relações de trabalho a partir do romance “O Castelo”, de Kafka. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.