FCC/Divulgação
Painel Vetor urbano, no Alto da XV com a Avenida Nossa Senhora da Luz, já foi até vandalizado.

Com a realização do painel pintado na trincheira do Xaxim, que integra o binário Brasília, Curitiba ganha sua terceira intervenção artística em logradouros públicos patrocinados pelo Edital Arte Urbana – Viadutos e Trincheiras, do Fundo Municipal da Cultura, dentro do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura (Paic). Já foram desenvolvidas, além do painel na trincheira do Xaxim, pinturas na trincheira do Alto da XV com a Avenida Nossa Senhora da Luz e da Avenida Sete de Setembro com a Rua Ubaldino do Amaral, no Centro da cidade.

continua após a publicidade
Chuniti Kawamura
Seis elementos, no Xaxim, será o último painel a ficar pronto.

A pintura do painel na trincheira do Xaxim está sendo realizada pelo artista plástico Valdecir Ferreira de Morais, que executa no local o projeto Seis elementos. Também foram contemplados pelo edital os projetos Vetor urbano, de Juan Leandro Parada, na trincheira do Alto da XV, e O despertar dos ypês, de Daniel da Silva Oliveira, na trincheira da Avenida Sete de Setembro.

O edital, lançado no primeiro semestre de 2007, faz parte de programa de apoio a projetos culturais a serem desenvolvidos em equipamentos urbanos em Curitiba. Além deste edital, o Paic lançou o edital Arte Urbana -Transporte Coletivo.

FCC/Divulgação
O despertar dos ypês, que fica sob a Rua Ubaldino do Amaral.

Vandalismo

continua após a publicidade

O painel na trincheira do Alto da XV já foi até vítima de vandalismo, quando amanheceu coberto no último dia 27 de novembro por uma tinta azul. O ato não desanimou o artista Juan Parada, que repintou o painel, feito com tinta acrílica e spray. ?Não é uma perda pessoal, mas algo que diz respeito a toda a população?, afirmou Parada, que caracterizou a ação como uma atitude individualista.