O cantor, compositor e poeta Arnaldo Antunes está em Curitiba para lançar seu mais recente DVD, "Ao Vivo No Estúdio", no Teatro da Caixa. No show que apresenta desde quinta (12) até domingo(15), o repertório revisita momentos importantes da carreira solo de Arnaldo, assim como a época dos Titãs e de seu segundo projeto, o Tribalistas, ao lado de Marisa Monte e Carlinhos Brown, companheiros de longa data.
Boa parte das músicas da apresentação, vem do disco Qualquer. Desde que concebeu o CD, em 2006, Arnaldo confessa que tinha a intenção de gravá-lo num show, em DVD. "Já era então um desejo antigo, mas como não pudemos viabilizar a tempo a produção para esse projeto, optei por gravar apenas o CD, em estúdio mas praticamente ao vivo, com todos os músicos tocando juntos, ao mesmo tempo", explica ele.
Qualquer foi lançado em setembro do ano passado e, em outubro, ele já estreava o show. Para viabilizar a apresentação, foram adaptados os arranjos do disco (todo gravado apenas com instrumentos de cordas e piano) para a formação de um trio, composto por Chico Salem (que também havia participado da gravação do disco), nos violões de aço e nylon; Betão Aguiar, na guitarra e violão de nylon; e Marcelo Jeneci, nos teclados e sanfona. É esse mesmo trio que o acompanha no Teatro da Caixa.
Além das músicas do Qualquer, Arnaldo rearranjou várias outras do seu repertório, trazendo-as para esse contexto sonoro mais intimista, sem bateria ou percussão. Entraram O Silêncio, Saiba, Pedido de Casamento, Judiaria, Socorro, Se Tudo Pode Acontecer, Fim do Dia, entre outras (dos álbuns Ninguém, O Silêncio, Um Som, Paradeiro e Saiba), incluindo releituras de Não Vou Me Adaptar e O Pulso, canções da sua época nos Titãs.
E ainda versões de Bandeira Branca (Max Nunes e Laércio Alves), que ele havia gravado para a trilha sonora do filme Gêmeas, em 1999, mas que não havia sido lançada em disco; e de Qualquer Coisa, de Caetano Veloso. Essa última escolha foi motivada pelo fato de estar fazendo um show intitulado Qualquer (assim como o CD), no qual há, além da faixa-título, uma música intitulada As Coisas, e também Socorro (parceria com Alice Ruiz), cujo refrão diz "Qualquer coisa que se sinta…".
Após um ano de estrada com o show Qualquer por muitas cidades do Brasil, finalmente surgiu a oportunidade de registrá-lo em um DVD. Segundo Arnaldo, foi perfeito, "pois tivemos tempo de ir aprimorando os arranjos, experimentando mudanças no roteiro, azeitando a máquina".
Serviço
Espetáculo: Show de Arnaldo Antunes "Ao Vivo No Estúdio"
Local: Teatro da Caixa
Data: 12 a 15/06/2008
Horários: De quinta a sábado às 21 horas, e domingo às 19 horas.
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Edifício Sede II
Recepção: 2118-5111
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00 (clientes, idosos e estudantes)
Lotação máxima do teatro: 123 lugares