A palavra convence, mas o exemplo arrasta. Michelle Obama, a primeira-dama dos Estados Unidos, deve apostar nessa máxima. Para incentivar seus compatriotas norte-americanos e a se exercitar e perder peso, ela tem mostrado em sua conta no Twitter que leva muito a sério o programa desenvolvido por ela com foco na saúde alimentar e física dos norte-americanos. Em um vídeo postado na noite de terça-feira (19) na rede social, Michelle Obama, 51, faz uma sequência de cinco exercícios, e que fôlego! Abdominais, pesos e pancadas no saco de areia provam o motivo da boa forma.
A obesidade é considerada um problema de saúde pública nos EUA. Levantamento recente aponta que para cada quatro pessoas, uma é enquadrada como obesa. O problema atinge mais a população pobre e afro-americanos.
Por isso foi lançado há cinco anos, o programa Let’s Move! (http://www.letsmove.gov/) (Vamos nos Mexer!, em tradução livre) desafiou a população dos EUA a compartilhar suas cinco maneiras de comer melhor, ser mais ativo e levar uma vida mais saudável, com o marcador (hashtag) #GimmeFive. No dia 13 de maio, Barack Obama, 53, já tinha dado o exemplo, também com um vídeo (mais comportado) mostrando cinco estratégias no dia a dia de um presidente, ao que Michelle respondeu agora.
E a campanha ainda perguntou, em seu site, que tipo de atividade a população gostaria que a primeira-dama executasse: “Quer vê-la fazer cinco passos de dança, dividir cinco receitas saudáveis ou mostrar cinco legumes cultivados no jardim?”. Os vídeos já foram compartilhados milhares de vezes pelos internautas e também pelas contas na internet da Casa Branca. Pelo menos neste quesito, os líderes norte-americanos estão conseguindo ser inspiradores.