Enrique Diaz estava em Nova York, numa das turnês internacionais do espetáculo “Ensaio Hamlet”, brilhante desconstrução da peça de Shakespeare por ele dirigida com a carioca Cia. dos Atores, quando viu “In on It”, peça de nome misterioso, do canadense Daniel MacIvor, em montagem que tinha direção e interpretação do autor. Em idioma inglês, sem legendas, ficou difícil atar todos os fios da trama labiríntica, mas sentiu que havia ali um jogo cênico instigante. Após sucesso no Rio, a peça estreia hoje no Teatro Faap, em São Paulo, com a dupla Emilio de Mello e Fernando Eiras no elenco.
Mas o que significa In on It? “Achei que era algo como ‘estar dentro e ao mesmo tempo fora; ser a coisa e analisá-la como se fosse de outro. Mas não. Existe a expressão in on it e significa ‘saber de’ ou ‘participar’ de algo que é secreto, pode ser ilícito.” Mello e Eiras fazem ao todo dez personagens em uma história ‘dentro’ da história: um dramaturgo tentando recriar um misterioso acidente de carro. O espetáculo estreou no teatro do Centro Cultural Oi Futuro, no Rio, em abril, e em meados de maio os ingressos estavam esgotados até o fim da temporada. Depois de correr festivais, a peça estreia hoje no Teatro Faap.
Ressalte que a criação da tal peça é só a primeira camada de uma trama cheia de surpresas com desfecho inesperado que não se deve contar para um amigo ainda inocente nem sob tortura. A peça tem desfecho, mas não fim. É circular. “A nossa montagem é melhor da que vi em Nova York, sem falsa modéstia”, afirma Diaz. “As atuações são mais sofisticadas, assim como a iluminação e a trilha. Vêm à tona mais camadas, tudo é mais caprichado.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
In On It. 60 min. 16 anos. Teatro Faap (506 lug.). Rua Alagoas, 903. Tel. (011) 3662-7233. 6.ª, 21h30; sáb., 21 h; dom., 18 h. R$ 40 e R$ 50 (sáb.). Até 28/3.