Após saída tumultuada, Marcos Mion retorna à MTV

É com frases feitas, do gênero O tempo cura tudo e “O mundo dá voltas”, que Marcos Mion justifica o seu inusitado retorno para a MTV. A primeira diz respeito ao fato de sua saída da emissora em 2001 ter ocorrido de forma nada amigável. A relação, inclusive, tinha tudo para ser tumultuada até hoje, já que a MTV move um processo contra Mion na Justiça por plágio – ele aproveitou a idéia do Piores Clipes na Band . Mas após uma malsucedida passagem pela Band, ele colocou o orgulho de lado e pediu para voltar à emissora onde adquiriu ares de estrela. E conta ter sido recebido de braços abertos.

“Não me sinto um filho voltando para casa porque minha relação com a MTV sempre foi de marido e mulher. Só que o namoro começou muito cedo e às vezes você tem vontade de olhar para o lado. Mas, no fim das contas, acaba junto”, compara.

A diferença é que Mion e a MTV não vão retomar de onde pararam. O estilo do novo programa, que estréia no domingo, às 23 h, promete passar longe do Piores Clipes. Será um documentário de ficção “docudrama” como define a emissora sobre a trajetória dele. Em Um VJ, Um Ator, Umas Mentiras, Mion vai narrar a sua vida em cima do palco de um teatro vazio. Enquanto isso, irão aparecer imagens reais misturadas com cenas de ficção. Atores e VJs da emissora irão contracenar com Mion nas encenações de sua história e dar depoimentos sobre ele. “É um jeito engraçado que encontramos de promover a volta dele. Não poderia ser Marcos Mion fazendo o que fazia antes”, explica Zico Góes, diretor de programação da emissora.

Ator

Foi uma forma também de implantar dramaturgia na MTV. Sem levar em conta o desenho Mega Liga de VJs Paladinos, a emissora nunca produziu nada no gênero. “Como o Mion é ator, as coisas casaram”, constata Zico. Ser pioneiro na nova empreitada e poder exercitar a interpretação é o que mais entusiasma Mion nessa volta. “Não podia ser melhor. Estou atuando e numa emissora onde posso ousar e experimentar.

O programa está muito bacana, tem uma linguagem nova”, valoriza. O “docudrama” sobre a trajetória de Mion terá dez episódios que serão exibidos sempre aos domingos, às 23 h. Se o projeto de dramaturgia der certo, novas histórias serão contadas. Caso contrário, terão de pensar em outras maneiras de aproveitar Mion.

A MTV, no entanto, está certa de que o programa terá boa aceitação. É claro que a emissora aposta na curiosidade em torno da volta de Mion, mas não vai ficar valorizando isso. Muito pelo contrário. O programa promete tirar sarro do fato de ele ter “micado” ao arriscar um vôo mais alto. “Para brincar com essa história, dizemos que o Mion está esse tempo todo preso num teatro vazio. Por isso ele narra os episódios dessa forma”, explica Zico.

Otimista

Mas a aposta principal da emissora é mesmo no estilo irreverente de Mion, que chamou atenção no Piores Clipes. Foi por acreditar no potencial dele que a MTV o recebeu tão facilmente de volta. “Ele é um talento que estava desperdiçado. Quando saiu daqui no auge, percebemos que isso ia acontecer. A Band não soube aproveitar esse talento, mas acreditamos que aqui ele vai dar certo de novo”, profetiza Zico. Mion é ainda mais otimista em relação ao seu futuro na emissora. “Já falei que agora eles vão ter de me agüentar, porque não saio mais da MTV”, conta.

Apesar de ter tido de recorrer a uma boa dose de humildade nesse retorno para a emissora, Mion tenta mostrar que não ficou frustrado com os rumos que sua carreira tomou. “A maior sabedoria do ser humano é saber aproveitar quando uma porta se abre e aceitar voltar atrás se o caminho não der certo”, justifica ele, que vê a experiência na Band pelo lado positivo. “Foi bom ter ido porque posso dizer como é fazer programa na tevê aberta. Já vivi essa história de dinheiro, competição e glamour. Agora posso ficar na MTV tranqüilamente”, assegura.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo