Artes cênicas

Após parceria, Teatro Guaíra passará por reformas

O governo do Paraná anunciou nesta segunda-feira (26), em Curitiba, o início das obras de restauro dos auditórios do Teatro Guaíra, que serão executadas em parceria com a Renault do Brasil. “É um momento histórico para todos nós e uma alegria anunciar a primeira grande reforma do Guairão e Guairinha, uma necessidade de décadas”, disse Beto Richa.

O anúncio foi feito durante solenidade no Guairão, o grande auditório, com as presenças do presidente da Renault, Olivier Murguet, do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter e o vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier.

Richa enfatizou a participação da Renault na iniciativa. “Além de investir R$ 2 bilhões na unidade fabril, a empresa está presente também em outras áreas, com investimentos culturais, como é o caso deste projeto”, ressaltou o governador.

Guairão e Guairinha

 Considerado um dos mais tradicionais teatros do país, o Guaíra passará por diversas etapas de restauro. O apoio da Renault será para os serviços da primeira fase do projeto de revitalização.

O auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) receberá novos carpetes, cortinas e todas as poltronas serão reparadas, incluindo a troca de tecidos e recuperação da estrutura em madeira e das engrenagens, mantendo o mesmo padrão. Também serão trocadas as cortinas do auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). Serão investidos cerca de R$ 2,8 milhões.

“Esta primeira etapa será entregue em dezembro de 2014, quando o Guairão completa 40 anos”, afirmou o secretário estadual da Cultura, Paulino Viapiana.”Nossos esforços agora são para viabilizar as demais etapas e esperamos continuar contando com o apoio da Renault para que em breve o Guaíra esteja totalmente restaurado”, disse.

Para a presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter, esta restauração é algo essencial. “É natural que em um prédio com esta idade, algumas coisas comecem a se deteriorar. A obra vem na hora certa e tem um grande valor para a classe artística e para o público”, afirmou Mônica.

“O espaço restaurado vai propiciar mais comodidade, tanto para o público como para os grandes espetáculos que acontecem aqui. O Guaíra é um dos teatros mais importantes do Brasil”, disse ela.