Ao que parece, a estreia de Império, na Globo, caiu no gosto dos telespectadores e da crítica. Já nos primeiros capítulos, a trama prendeu a atenção do público e conseguiu elogios. O destaque ficou por conta do casal Eliane (Vanessa Giácomo) e José Alfredo (Chay Suede), que roubou a cena logo na estreia. Regina Duarte (Maria Joaquina) , no final do primeiro capítulo, foi a “cereja no bolo”.
A trilha sonora recebeu elogios, desde a abertura, com Beatles (em uma versão do cantor Dan Torres), a Paralamas do Sucesso e Cartola.
A curitibana Marjorie Estiano também chamou a atenção na pele da vilã Cora e fez com que os internautas lamentassem nas redes sociais o fato de sua participação se limitar apenas à primeira fase da novela. Imediatamente foram criados memes com o desempenho da vilã e sua facilidade em enganar a irmã. “A Marjorie passou a bola para eu cortar. Fez um trabalho lindo. É uma atriz sofisticada e com sintonia comigo no papel. Vou me beneficiar muito com a atuação dela”, elogiou Drica Moraes, que vai interpretar Cora na segunda fase da trama.
Só o que parece não ter agradado o público foi o inédito anúncio da novela no final do Jornal Nacional, que na fala do apresentador Willian Bonner, pareceu mais uma propaganda. Isto reforça o desespero da Globo em conquistar audiência para o horário nobre.