Dois integrantes da Velha Guarda da Portela, “seu” Argemiro Patrocínio, 79 anos, e Jair do Cavaquinho, 82, fazem única apresentação hoje, em Curitiba. Juntos, somam 161 anos de samba. E eles estavam inéditos nas gravadoras, até Marisa Monte patrociná-los.

Os dois mostrarão repertório dos seus discos de estréia, lançados pelo selo Phonomotor, de Marisa Monte. Serão acompanhados pelo grupo Bom Partido, de Florianópolis, que tem participado de todas as etapas do projeto O Samba e Sua Nobreza. “Seu” Argemiro canta quatorze canções, entre elas o clássico A Chuva Cai, uma parceria com Casquinha. Showman nato, conta piadas e faz o público rir muito com suas histórias. “É coisa que vem na hora, planejado não fica bom”, diz o veterano sambista.

Jair do Cavaquinho, que tem a carteira de sócio número 1 da Portela, canta quinze músicas. Consta que Jacob do Bandolim ficou impressionado com o desempenho dele, bem como Jamelão, Elizeth Cardoso e Nelson Cavaquinho.

Marisa Monte, uma espécie de “madrinha artística” dos sambistas, revela sua admiração pelo desempenho dos veteranos. “?Seu? Jair samba com muito estilo, usa até aquele calçado de sapateador. Já “seu? Argemiro é muito engraçado, faz a platéia rir muito. Os dois têm assuntos inacreditáveis.”

***

Hoje, no Teatro da Reitoria. Ingressos a dez e cinco reais. Reservas 229-1447.

continua após a publicidade

continua após a publicidade